A cidade de Faro voltou a acolher, de 6 a 9 de novembro, o MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve 2025, certame da responsabilidade do JAT – Janela Aberta Teatro de Miguel Martins Pessoa e Diana Bernedo que se tem vindo a afirmar como um dos mais relevantes palcos para a criação contemporânea em Portugal.

Um dos momentos mais eletrizantes desta jornada cultural aconteceu na tarde do dia 8, em pleno Largo do Carmo, protagonizado pelo chileno Mimo Tuga, que em 2023 foi responsável pelo espetáculo preferido do público e assim estava de regresso à capital algarvia. Rodolfo Meneses é um artista de rua por natureza que iniciou o seu percurso em Valparaíso, tornando-se numa das figuras mais proeminentes da arte de rua e do circo no Chile nos últimos anos, levando o riso por todo o mundo.

O seu trabalho é um exemplo de mestria técnica, sensibilidade humana e consciência política. Não admira, por isso, que Mimo Tuga tenha sido um dos artistas convidados para integrar a animação do Mundial de Rugby em 2023 e dos Jogos Olímpicos em 2024 e trouxe agora a Portugal, ao Algarve e a Faro, a sua nova criação, ¿Y ahora qué?, que é uma verdadeira experiência coletiva, um ritual de rua, uma brincadeira sem guião. Um momento único em que Tuga invoca o presente e abre espaço para o que está para vir.

Vestido de branco, chega sem artifícios. Não precisa de falar, o corpo propõe e o olhar responde. O que vieram buscar? O que procuram? Cada encontro deixa uma marca laranja e tudo começa a ganhar vida. Numa panóplia de emoções genuínas, com ternura, nostalgia e riso, ¿Y Ahora Qué? não é um espetáculo para assistir de fora. É uma experiência para viver a partir de dentro, para brincar, para nos reconectarmos, porque, no final de contas, é disso que tanto precisamos. E o público do MOMI aderiu, com naturalidade e fascínio, à proposta de Mimo Tuga, cujo novo «filho» está ainda a dar os primeiros passos, mas promete tornar-se em mais um dos seus espetáculos icónicos.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Veja a reportagem completa em: