A ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos atribuiu mais uma vez ao Município de Albufeira o Selo «Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano». A iniciativa, criada em 2009, visa identificar, distinguir e divulgar casos nacionais de referência relativos à prestação de serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos. Esta distinção reconhece as entidades gestoras e os municípios que conseguem garantir elevados padrões de qualidade da água, com base em relatórios anuais de controlo, que refletem o compromisso contínuo com a saúde pública e a qualidade do serviço prestado à população.

Albufeira é um concelho turístico que, devido à enorme oscilação da população (passa de 44 mil e 700 residentes para uma população flutuante de 400 mil pessoas durante a época alta), debate-se com o problema do aumento exponencial do volume de água a fornecer e a uma enorme pressão sobre as infraestruturas de abastecimento de água que, graças a isso, têm de ser sobredimensionadas, com custos muito significativos para a autarquia. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que o foco deve incidir, precisamente, no fornecimento de água de excelência, o que implica um investimento significativo a nível da construção, renovação e modernização das infraestruturas de abastecimento de água. “Só assim é possível garantir a qualidade, segurança e confiança no serviço de abastecimento de água prestado à população e a quem visita o concelho”, assume Rui Cristina.

A atribuição do Selo «Qualidade Exemplar para Consumo Humano» é o garante de que foram cumpridos todos os critérios pela entidade reguladora, ou seja, foram realizadas a totalidade das análises exigidas no programa de controlo da qualidade da água, as quais atingiram os 99 por cento ao nível do cumprimento dos valores paramétricos de controlo de rotina (bactérias coliformes e Escherichia coli), bem como todos os valores de cheiro e sabor.