O vereador com o pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Olhão, Custódio Moreno, acompanhado por técnicos municipais, começou as visitas neste mês de dezembro, tendo já conhecido o funcionamento de seis IPSS, designadamente, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Olhão, Santa Casa da Misericórdia de Olhão, Nova Aliança Centro Social (NACS), Celeiro de Amor, Centro de Bem-Estar Nossa Senhora de Fátima e Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão (ACASO).

Esta iniciativa tem como principal objetivo conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelas IPSS no terreno, bem como os desafios, dificuldades e boas práticas de cada instituição. “É uma forma de estarmos mais próximos, de conhecermos melhor a realidade social do concelho e de, em conjunto, encontrarmos soluções”, refere Custódio Moreno, que sublinha a importância deste contacto direto com as instituições, não só para fortalecer relações já existentes com os serviços municipais, mas também para criar uma base de trabalho sólida e de continuidade, sem alterar o que já está a ser feito de positivo, procurando antes “melhorar a articulação entre a Câmara Municipal e as IPSS”.

Das visitas já realizadas, a autarquia destaca o papel fundamental destas instituições no apoio à população, nomeadamente nas áreas da habitação, alimentação, saúde, apoio aos sem-abrigo, toxicodependência, envelhecimento ativo e respostas sociais para crianças, idosos e pessoas com deficiência. Este trabalho de proximidade servirá de base para a atuação de várias estruturas locais, como o Conselho Local de Ação Social (CLAS), o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA), o Radar Social, o Núcleo Local de Inserção (NLI) ou o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS).

O balanço das visitas realizadas é considerado “extremamente positivo”, reforçando a convicção de que “não há outra forma de trabalhar senão com proximidade, de pessoas para pessoas”, defende Custódio Moreno. As visitas irão prosseguir ao longo do mês de janeiro, com o objetivo de, até ao final do mês, serem visitadas as 14 IPSS existentes no concelho de Olhão.