O Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História foi distinguido com mais um prémio internacional de Arquitetura, desta feita o 1.º Prémio Architecture MasterPrize 2025 na categoria Cultural Architecture.

Estabelecidos em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos da América, os Architecture MasterPrize celebram a arquitetura reconhecendo, anualmente, os melhores projetos arquitetónicos a nível mundial. Nesta edição dos Architecture MasterPrize, destacou-se também o notável arquiteto português Álvaro Siza Vieira, com um projeto para a Fundação de Serralves.

Segundo os projetistas da Spaceworkers, que conceberam a renovação do devoluto edifício dos celeiros de Vila do Bispo, “a intervenção nasce da preservação da identidade do lugar, através da reinterpretação dos antigos celeiros e da adição de um novo volume que, de forma clara e silenciosa, assume a entrada principal do conjunto”. “O equilíbrio entre continuidade formal, abstração cromática e a presença de um elemento em betão pigmentado inscreve o museu no território com clareza e permanência”, descrevem os projetistas.