Já se realiza há uma década, mas nesta 11.ª edição, o Natal das Ruas de Quarteira vai estar em força, com mais entidades e pessoas singulares a associarem-se a esta verdadeira onda solidária. Pela primeira vez o evento decorre em dois dias, 23 e 24 de dezembro, para levar àqueles/as que vivem em situação de maior fragilidade socioeconómica um Natal mais feliz, mais condigno e com mais esperança.
Várias iniciativas terão lugar no espaço em frente ao Centro Autárquico de Quarteira, abertas a todos/as aqueles/as que se queiram juntar. Serão momentos de partilha comunitária, com muita animação musical, atividades sociais e iniciativas como o Estendal Comunitário, em que haverá a exposição e distribuição de roupa e calçado, a apresentação de uma Árvore de Natal Solidária, culminando, naturalmente, com o Jantar Solidário aberto a todos/as na noite de Consoada e que é confecionado no próprio local. Em 2024 foram servidas mais de 300 refeições e este ano espera-se ultrapassar este número.
O evento destina-se a todos/as: pessoas em situação de sem-abrigo, famílias carenciadas, idosos/as isolados/as ou qualquer pessoa que enfrente momentos de solidão. “Aqui ninguém está sozinho e todos se encontram de igual para igual — sem rótulos, sem preconceitos e sem discriminação. Aqui há comida, roupa, música, calor humano – tudo de forma gratuita. E todas as pessoas intervenientes nestes eventos, incluindo músicos e artistas, atuam como voluntários”, explica o mentor da iniciativa, Miguel Baptista, que conta também com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira, que reconhecem inequivocamente a importância desta ação na comunidade.
Telmo Pinto, presidente do Município de Loulé, que há anos acompanha de perto esta iniciativa durante o tempo que desempenhou as funções de autarca em Quarteira, sublinha o espírito solidário e generoso que caracteriza a comunidade local. “Juntos somos mais fortes e contribuímos uma comunidade mais coesa, inclusiva e solidária. Desejamos que este Natal seja inesquecível para todos os que nele participam”, declara. “Com todo este envolvimento, assumimos a pretensão de que Quarteira se torne a terra mais solidária de Portugal, onde a felicidade do outro é o estímulo para pormos de pé este grande evento”, reitera Miguel Baptista.
Criado em 2015 por Miguel Baptista, a partir de um gesto pessoal de rejeição do consumismo típico desta época, o Natal das Ruas cresceu de forma espontânea e transformou-se num dos movimentos solidários mais marcantes do Algarve.
