A cidade de Faro voltou a acolher, de 6 a 9 de novembro, o MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve 2025, certame da responsabilidade do JAT – Janela Aberta Teatro de Miguel Martins Pessoa e Diana Bernedo que se tem vindo a afirmar como um dos mais relevantes palcos para a criação contemporânea em Portugal.

Quase a chegar ao fim, o Teatro Lethes voltou a esgotar, na tarde do dia 9, para assistir a «Untold Stories» de Silent Rocco. O austríaco está atualmente em digressão com o seu primeiro espetáculo a solo, que teve uma estreia de grande sucesso no Festival PAN em Liptovský Mikuláš, na Eslováquia, seguindo-se performances em Banguecoque (Tailândia), Alkmaar (Holanda), Edimburgo (Escócia) e Paris (França).

Silent Rocco estudou mímica profissionalmente no Die Etage em Berlim e através de masterclasses no Mimecentrum de Berlim. Já atuou em inúmeros festivais de teatro e mímica, incluindo o Mimame na Colômbia, o Silent Theatre Festival na Tailândia e o International Clown Mime Festival na Coreia. Participou igualmente com sucesso em vários programas de TV, como Das Supertalent na Alemanha, iUmor Roménia e Italia's Got Talent.
Em «Untold Stories», sem cenário, adereços ou palavras, o mimo Silent Rocco transforma o palco numa paisagem onírica onde as emoções são tangíveis, os objetos guardam segredos e o impossível parece real – criando mundos e histórias que nunca esquecerá. O espetáculo é uma experiência cinematográfica, uma sensação inesperada, em que a mímica perfeita de Silent Rocco cativa completamente, encanta, faz rir e emociona o espetador até às lágrimas.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Veja a reportagem completa em: