A Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, em parceria com o Clúster Marítimo-Marino de Andalucía (CMMA), promoveu, no dia 15 de dezembro, um Workshop Formativo para a Criação de Produtos, no Ecomuseu de Ayamonte, no âmbito do projeto RED CIFT, cofinanciado pelo Programa INTERREG VI-A Espanha-Portugal 2021-2027. Esta iniciativa integrou-se na estratégia de cooperação transfronteiriça do projeto, com o objetivo de reforçar a valorização do rio Guadiana enquanto eixo estruturante do turismo fluvial sustentável, promovendo a criação de itinerários náutico-culturais inovadores, assentes na identidade, património e recursos naturais do território.
O workshop constituiu um espaço privilegiado de trabalho colaborativo e partilha de conhecimento, reunindo entidades púbicas, agentes turísticos, organizações e técnicos de Portugal e Espanha. Durante a sessão, os participantes trabalharam de forma prática na definição de rotas náutico-culturais, que, numa fase posterior, serão certificadas e promovidas através de agências de viagens, conteúdos digitais, vídeos, tours virtuais e ações com influenciadores, reforçando a visibilidade do Baixo Guadiana enquanto destino culturalmente atrativo.
O workshop incluiu a apresentação da metodologia de criação de itinerários náutico-culturais, bem como momentos de trabalho colaborativo e networking, permitindo alinhar estratégias entre diversas entidades e organizações de Portugal e Espanha. A sessão reforçou o compromisso conjunto com a inovação, a sustentabilidade e a cooperação transfronteiriça no Baixo Guadiana. O projeto RED CIFT assume-se como uma ferramenta estratégica para a consolidação de uma rede transfronteiriça de itinerários fluviais, contribuindo para a valorização económica, social e cultural do território, numa lógica de sustentabilidade e integração entre Portugal e Espanha.
