Realizou-se, no dia 7 de janeiro, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, em Faro, a eleição do Presidente e da Comissão Permanente do Conselho Regional, nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio.

O Conselho Regional do Algarve é o órgão consultivo da CCDR Algarve, representativo dos vários interesses e entidades relevantes da região. Este órgão integra os presidentes das câmaras municipais, representantes das freguesias, bem como cerca de duas dezenas de instituições do tecido económico e social da região, do conselho económico e social e do sistema científico. Podem ainda participar nas suas reuniões todos os membros do Conselho de Coordenação Intersetorial, embora sem direito a voto.

A composição da nova Comissão Permanente foi aprovada por maioria, com 30 votos a favor, um voto em branco e um voto contra, passando a ser constituída por Adriano Pimpão, que assume a Presidência; Álvaro Bila (Presidente da Câmara Municipal de Portimão), que desempenhará funções de Vice-Presidente; e Filomena Sintra (Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim), Manuel Marreiros (Presidente da Câmara Municipal de Aljezur), Vítor Neto (Presidente do NERA – Associação Empresarial do Algarve, em representação da CIP ) e Paulo Alentejano (Presidente da ACRAL – Associação de Comércio e Serviços do Algarve, em representação da CCP), que exercerão as funções de vogais. A instalação da Comissão Permanente agora eleita prepara o reforço do papel consultivo e estratégico do Conselho Regional na promoção da cooperação institucional e no aprofundamento e acompanhamento da implementação das políticas públicas de desenvolvimento regional na região.

A sessão prosseguiu de acordo com a agenda previamente definida, incluindo a apresentação do ponto de situação da execução e reprogramação Programa Regional Algarve 2030, e apresentações de dados sobre a monitorização do Contrato-Programa celebrado com o Governo, relativos à atividade desenvolvida pela CCDR Algarve em 2025, da responsabilidade dos Vice-Presidentes Elsa Cordeiro, José António Pacheco e Pedro Valadas Monteiro.