A Biblioteca Municipal de Faro recebe, no dia 29 de janeiro, às 18h, o escritor Afonso Reis Cabral, para uma sessão especial dedicada ao seu mais recente romance, «O Último Avô».

Autor de cinco livros, «Condensação» (2005), «O Meu Irmão» (Prémio LeYa 2014), «Pão de Açúcar» (Prémio Literário José Saramago 2019), «Leva-me Contigo – Portugal a Pé pela Estrada Nacional 2» (2019) e o recém-publicado «O Último Avô» (2025), Afonso Reis Cabral confirma-se como uma das vozes mais marcantes da literatura portuguesa contemporânea. A sua obra encontra-se traduzida em várias línguas, e o autor colabora regularmente com diversas publicações, sendo colunista do Jornal de Notícias e participante do programa da Antena 1 «Cinco à Quinta». É ainda Presidente da Fundação Eça de Queiroz.

Em «O Último Avô», romance poderoso, inventivo e inesperado, o autor mergulha na intimidade de três gerações de uma família marcada por perdas, conflitos e silêncios. O mistério em torno de um manuscrito destruído e a busca do protagonista pelas verdades escondidas na memória familiar compõem uma narrativa arrebatadora sobre herança, identidade e legado literário.

O encontro será moderado por Paulo Nóbrega Serra, doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia» e autor de vários artigos e capítulos na área dos estudos literários. O encontro tem entrada livre e irá proporcionar uma conversa aberta com o autor sobre o processo criativo, os temas centrais da obra e o lugar de «O Último Avô» no seu percurso literário.