Brígida Baptista, natural de Santa Luzia e investigadora do Centro de Humanidades da Universidade NOVA de Lisboa, tem focado o seu trabalho na história da pesca do atum no Algarve, especificamente em Santa Luzia e na armação do Barril. Durante mais de uma década, reuniu fontes históricas, cartográficas e testemunhos orais, permitindo recuperar memórias e património material que estavam em risco de se perder. Este trabalho resultou na criação do projeto «Odisseia do Atum», que une a história, a educação e o turismo, através de rotas interpretativas e atividades pedagógicas que envolvem escolas e associações locais.


O mérito do seu trabalho foi recentemente reconhecido com o prémio Research Impact Narratives da NOVA FCSH, que distingue o impacto social e científico da investigação académica. Além deste prémio, Brígida Baptista foi condecorada, em 2024, com a Medalha de Mérito da Junta de Freguesia de Santa Luzia. O seu trabalho foi também decisivo para a preservação de património físico na Praia do Barril, como a sinalização de âncoras históricas.

A investigação de Brígida Baptista demonstra como o estudo científico pode contribuir diretamente para a valorização e gestão do território. Nesse sentido, a Assembleia Municipal de Tavira, reunida em 30 de dezembro de 2025, aprovou um Voto de Louvor pelo seu trabalho científico e patrimonial e felicitou a investigadora pelo prémio recebido e pelo impacto da sua atividade no concelho.

Foto: Bruno Filipe Pires (Barlavento)