A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, inaugurou, no dia 26 de janeiro, as obras de remodelação total do Bloco Operatório Central do Hospital de Faro. O investimento, na ordem dos 9.3 milhões de euros, permitiu à unidade de saúde algarvia reforçar as suas condições e aumentar a capacidade cirúrgica, num claro compromisso com a modernização dos serviços e a segurança dos doentes.

As obras possibilitaram reconstruir o coração do hospital, intervencionando integralmente toda a estrutura do Bloco Operatório Central, numa área de implantação de 850 metros quadrados. Para além da remodelação de toda a estrutura física, a intervenção de fundo contemplou a modernização das redes de suporte fundamentais para o funcionamento do bloco, tais como o novo sistema de proteção radiológica em todas salas operatórias, o sistema de AVAC, a rede elétrica e informática, a estrutura contra incêndios e as redes de águas e esgotos. A Unidade Local de Saúde do Algarve investiu também mais de três milhões de euros em tecnologia moderna e de última geração, tendo sido adquiridas novas mesas operatórias, ventiladores, candeeiros cirúrgicos de última geração e todo o restante material de funcionamento e apoio à atividade cirúrgica no bloco operatório.

Com os olhos postos no futuro e com um investimento especificamente direcionado para as especialidades cirúrgicas, a ULS Algarve adquiriu equipamentos de Cirurgia Robótica – os denominados Robots Cirúrgicos – e a Torre para Endoscopia de Coluna. “Um investimento essencial na medicina de precisão, nos procedimentos menos invasivos e num aumento da capacidade de resposta na área cirúrgica, colocando a região na vanguarda da cirurgia robótica, e contando este novo Bloco, em Faro, com uma sala dedicada de 48 metros quadrados”, frisou o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Algarve, Tiago Botelho.

Presente na cerimónia, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, agradeceu aos profissionais de saúde pela sua dedicação aos doentes e ao Serviço Nacional de Saúde. “Todos temos consciência das limitações que este equipamento hospitalar tem, mas também sabemos que, apesar de todas as limitações, dificuldades e pressão, continuamos a ter, de facto, equipas que são de uma enorme qualidade, dedicação e profissionalismo. Assim lhes consigamos dar as condições que precisam, durante estes sete anos e depois no novo hospital”, frisou a governante.

A agenda de trabalho da Ministra da Saúde no Algarve terminou com uma visita às obras de remodelação integral do internamento do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, em Faro. Um investimento, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no valor de 1 milhão, 304 mil e 800 euros, que permitiu a modernização integral de todos os quartos, casas de banho e salas de trabalho, melhoria do isolamento térmico e acústico, requalificação dos corredores de acesso e substituição de toda a caixilharia de portas e janelas no serviço de internamento, criando melhores condições de conforto para os utentes e de trabalho para os profissionais. A obra, que está na sua fase final, contempla ainda a pintura exterior deste edifício que remonta à década de 50.