Numa parceria com o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, o Município de Loulé vai levar a cabo um Curso de Cerâmica Criativa (formação certificada – nível 4), destinado a pessoas em situação de desemprego, inscritas no IEFP. Com início previsto para 27 de janeiro e término a 20 de março, o curso terá lugar na sede do Loulé Criativo, situada no Palácio Gama Lobo, em Loulé.
Em regime de formação modular, num total de 200 horas, esta iniciativa decorrerá de terça a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 17h, e será orientada pela ceramista Bernadette Martins. O curso destina-se a desempregados entre os 18 e os 65 anos, subsidiados ou não, inscritos nos Serviços de Emprego do IEFP, independentemente das habilitações escolares, e inclui apoios sociais, nomeadamente bolsa de formação, subsídio de transporte, subsídio de refeição e seguro de acidentes pessoais.
O plano curricular integra cinco unidades de formação, focadas na execução, decoração e cozedura de peças cerâmicas de pequeno porte. Os formandos irão desenvolver competências na criação de peças cerâmicas originais, desde a conceção do projeto até à execução final, incluindo: técnicas de modelação com rolos e lastras; criação de relevos e texturas; decoração com vidrados; enfornamento e controlo do processo de cozedura.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia e a um processo de seleção, especialmente em caso de elevado número de candidaturas. Será dada preferência a residentes no concelho de Loulé. As inscrições devem ser efetuadas na plataforma myCEARTE, disponível em www.cearte.pt. Mais informações sobre a ação de formação podem ser consultadas em https://www.cearte.pt/courseaction/show/10115.html. Para esclarecimentos adicionais, os interessados podem contactar o Loulé Criativo, através do telefone 289 400 829.
