A Academia de Música de Tavira está a organizar o 8.º Concurso de Piano Sebastião Leiria, que terá lugar repartido nas instalações da AMT e na Ermida de S. Sebastião, no dia 28 de março. As provas serão realizadas das 10h às 16h em ambos os espaços, utilizando uma estrutura de dois júris atuando em simultâneo. O concerto de laureados terá lugar na Ermida de S. Sebastião às 19h.

Como tem sido hábito, os participantes estarão divididos em quatro escalões: D) até aos 9 anos; C) dos 10 aos 12 anos; B) dos 13 aos 15 anos; A) dos 16 aos 18 anos. Cada participante terá de interpretar duas peças contrastantes perante um júri de professores formados e reconhecidos na área da música.

Sebastião Leiria nasceu em Tavira, em 20 de janeiro de 1918, e faleceu nesta mesma cidade em 22 de novembro de 1972. Oriundo de uma família de musicólogos, a Música sempre foi a sua grande paixão, tendo, no entanto, enveredado por outras áreas criativas como a Poesia, Teatro, Encenação, entre outras. A sua obra está a ser reavivada desde há vários anos a esta parte, especialmente pela atividade constante da sua filha Helena Leiria, que é uma das responsáveis por esta competição ter sido criada pela primeira vez em 2012, mantendo-se na organização ativa do evento desde essa data.

A Academia de Música de Tavira, bem como a Câmara Municipal de Tavira, prestam assim a sua homenagem a este nome maior da cidade de Tavira através de mais uma edição deste concurso, contribuindo assim para que se conheça mais da produção artística algarvia. A Câmara Municipal de Tavira apoia mais uma vez esta iniciativa de uma forma ativa, possibilitando não só a sua divulgação nacional e além-fronteiras, mas também a sua consistência artística, acompanhada de prémios monetários aliciantes para todos os escalões envolvidos.