Daniela Campos e Rui Oliveira (UAE Team Emirates-XRG) estiveram em plano de evidência no primeiro dia do Campeonato Nacional de Pista 2026. No Velódromo Nacional, em Sangalhos, os dois ciclistas sagraram-se Campeões Nacionais de omnium.

O programa de omnium marcou o primeiro dia da competição, com a elite feminina a abrir a pista e Daniela Campos a ser a primeira a ser coroada Campeã Nacional. A jovem de Boliqueime terminou a prova com 150 pontos, mas dominou ao longo de todo o programa, tendo sido primeira no scratch, na corrida tempo e na eliminação, bem como na corrida por pontos final. Marta Carvalho (Cantabria Deporte-Rio Miera), com 135 pontos, e Beatriz Roxo (ODL Team-Kiwi Atlantico-Craega), com 130, completaram o pódio da elite feminina por esta ordem.

Na elite masculina, o domínio foi de Rui Oliveira, que somou 146 pontos, depois de ter liderado no scratch e na corrida tempo, tendo sido segundo na eliminação. O ciclista da UAE Team Emirates-XRG superou Miguel Salgueiro (APHotels & Resorts/Tavira/SC Farense), segundo com 129 pontos, e Gabriel Baptista (Technosylva Maglia Rower Bembibre), terceiro com 124.

Este sábado, a atividade decorre entre as 9h30 e as 21h45, com uma pausa entre as 13h e as 14h. O segundo dia está reservado para as decisões de scratch (juvenis, juniores e elites), eliminação (cadetes, juniores e elites), madison (elites masculinos), quilómetro contrarrelógio (juvenis) e corrida por pontos (juniores e cadetes). No domingo, o programa desportivo começa às 9h e prolonga-se até às 20h, com um intervalo para almoço entre as 12h40 e as 13h40. O último dia irá decidir os novos campeões nacionais de quilómetro contrarrelógio (juniores, cadetes e paraciclismo), perseguição individual (elites, juniores e cadetes), scratch (cadetes), eliminação (paraciclismo) e corrida por pontos (elites).