Daniela Campos e Rui Oliveira (UAE Team Emirates-XRG) voltaram a destacar-se no segundo dia do Campeonato Nacional de Pista 2026, que decorre no Velódromo Nacional de Sangalhos até este domingo. A jovem de Boliqueime sagrou-se Campeã Nacional de eliminação e scratch em elites femininas – terceira medalha nesta edição –, ao passo que Rui Oliveira conquistou o segundo título, desta feita como Campeão Nacional de eliminação elites. Em scratch elites masculinos, foi Gabriel Baptista (Technosylva Rower Bembibre) quem trouxe o título. Também neste escalão, mas em madison, os títulos de Campeões Nacionais elites foram para a dupla Diogo Narciso (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car) e Carlos Salgueiro (Team Tavira).

O segundo dia de provas esteve reservado para as decisões de scratch (juvenis, juniores e elites), eliminação (cadetes, juniores e elites), madison (elites masculinos), quilómetro contrarrelógio individual (juvenis) e corrida por pontos (juniores e cadetes). O madison foi a primeira prova do dia para os elites. Com a dupla «Narciso / Salgueiro» a ser coroada, João Martins (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car) e Gabriel Baptista (Technosylva Rower Bembibre) ocuparam o segundo lugar do pódio, que ficou completo com o terceiro lugar dos colegas de equipa Daniel Dias e João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua).

Na eliminação Elites, depois de na véspera triunfar no omnium, Rui Oliveira conquistaria a segunda camisola desta edição de Campeonatos Nacionais de Pista. Carlos Salgueiro e Diogo Narciso, por esta ordem, fecharam o pódio. Nas femininas, após Daniela Campos vestir a Camisola, Beatriz Roxo (ODL Team / Kiwi Atlântico / CRAEGA) foi consagrada vice-campeã em eliminação, com Marta Carvalho (Cantabria Deporte / Rio Miera) no terceiro posto.

O título de scratch também foi disputado pelos elites, onde Gabriel Baptista se impôs perante Rui Oliveira, que seria o segundo classificado nesta disciplina durante a tarde deste sábado, no Velódromo Nacional. Carlos Salgueiro ficou com o bronze. Quanto às femininas, Daniela Campos conquistou a terceira camisola, com Beatriz Roxo e Marta Carvalho a fechar o pódio, a mesma ordem tal como aconteceu na eliminação.

As primeiras provas do dia foram de scratch para os juniores, seguindo-se os juvenis. Nos juniores masculinos, o novo Campeão Nacional é João Silva (Paredes / Reconco) e nas femininas a camisola com a bandeira lusa foi para Bruna Carmo (Atum General / Tavira / Madre Fruta). Nos juvenis foram coroados Gonçalo Luciano (Triumtérmica / Águias de Alpiarça) e Matilde Fernandes (Landeiro / Matinados / Matias&Araújo). Ainda na eliminação, nas restantes categorias, foram coroados, em Juniores, Rodrigo Abreu (Landeiro / Matinados / Matias&Araújo) e Eva Emídio (Atum General / Tavira / Madre Fruta); em Cadetes masculinos Bruno Nogueira (Cantanhede Cycling / Vesam) é o novo Campeão Nacional e Inês Fonseca (Triumtérmica / Águias de Alpiarça) é Campeã em femininas.

O título de quilómetro contrarrelógio foi disputado em juvenis, sendo o novo Campeão Nacional Duarte Marques (Centro Ciclista de Barcelos / AFF / HM Motor / Onda Foundation), que nas femininas se fez acompanhar por Lara Silva (Escola Cantanhede Cycling / Vesam). Para finalizar, na corrida por pontos foram os juniores e os cadetes que tudo fizeram para conquistar este título. Na primeira das categorias, Rodrigo Conceição (Blackjack / Bairrada) triunfou e vestiu a Camisola de Campeão Nacional Juniores e Eva Emídio em femininas. Quanto aos Cadetes, o título pertence a Bruno Nogueira (Cantanhede Cycling / Vesam) e nas femininas a Lara Lourenço (Penacova / Race Spirit Cycling Team).

No domingo, o programa arranca às 9h00 e termina às 19h40, com um intervalo para almoço entre as 12h30 e as 13h45. O último dia vai decidir os novos Campeões Nacionais de quilómetro (contrarrelógio individual) nos escalões de juniores, cadetes e paraciclismo. Segue-se a disputa dos títulos de perseguição individual (elites, juniores e cadetes), scratch (cadetes), eliminação (paraciclismo) e corrida por pontos (elites).