Terminaram, no dia 25 de janeiro, os Campeonatos Nacionais de Pista 2026, que entre sexta-feira e domingo levara várias centenas de pessoas ao Velódromo Nacional de Sangalhos, para aplaudir os novos campeões. Este domingo recebeu o último dia de provas, com o domínio das vertentes de esforço individual – quilómetro contrarrelógio e perseguição –, ambas novidades nesta edição, visto que não se disputaram estes títulos em 2025. Também tiveram lugar as provas de paraciclismo.
Rui Oliveira e Daniela Campos entraram a ganhar e não mais pararam, dominando esta edição de Campeonatos Nacionais em elites. Logo na sexta-feira, dia exclusivamente dedicado a esta categoria, em omnium, agarraram a primeira camisola. No dia seguinte, Daniela conquistou o ouro em eliminação e scratch e Rui a eliminação. No domingo, ambos trouxeram a camisola da corrida por pontos.
Na corrida por pontos, a acompanhar o Campeão Olímpico, com a prata e bronze estiveram Diogo Narciso (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car) e Carlos Salgueiro (Team Tavira), respetivamente. Já nas elites femininas, o segundo lugar foi para Marta Carvalho (Cantabria Deporte / Rio Miera) e Beatriz Roxo (ODL Team / Kiwi Atlântico / Craega) foi a terceira classificada.
Quanto à perseguição individual, Carlos Salgueiro esteve ladeado por Daniel Dias (Tavfer / Ovos Matinados / Mortágua), segundo classificado e João Matias, da mesma equipa, fechou o pódio. Bruno Nogueira, cadete de segundo ano, esteve em muito bom plano nesta edição de Campeonatos Nacionais. Participou em cinco provas – eliminação, scratch, pontos, quilómetro e perseguição individual – e conquistou estes cinco títulos nacionais.
No paraciclismo apenas participaram atletas masculinos e nas provas de eliminação e quilómetro contrarrelógio. Os novos Campeões Nacionais são Miguel Pacheco (Academia Efapel de Ciclismo) em eliminação e em quilómetro C2 Daniel Silva (Silva&Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel), C3 José Miranda (Individual), C4 David Costa (Rodactiva), C5 Miguel Pacheco (Academia Efapel de Ciclismo) e D André Soares (LA Alumínios / Vila Galé / Marcos Car / Matos-Cheirinhos).
Esta edição dos Campeonatos Nacionais de Pista trouxe 178 atletas de 46 equipas ao Velódromo Nacional de Sangalhos, verificando-se um aumento de participações, que em 2025 tinham sido 135. Houve 53 provas e foram disputados 36 títulos nacionais de sete disciplinas. Este acréscimo de corredores trouxe também uma maior adesão do público, com as bancadas cheias, especialmente na sexta-feira e sábado. Além de um maior número de inscritos, também o Município de Anadia mostrou, uma vez mais, como sabe bem receber os seus visitantes.
A ação volta à pista do Velódromo Nacional de Sangalhos no próximo dia 7 de fevereiro, com a Taça de Portugal para Sub-15, Sub-17 e Sub-19.
Foto: Daniel Pina
