A Alfaia – Associação Cultural, em Loulé, inicia o seu extenso programa de 2026 na área das artes visuais com «Eclipse», de Diogo Evangelista, uma exposição com curadoria de Leonor Lloret concebida especificamente para o espaço da Alfaia e que inaugura no dia 16 de janeiro, pelas 18h.

Pensando o espaço da Alfaia, a partir da luz solar intensa que define o Algarve, o artista convida o público a habitar este fenómeno, tanto na sua dimensão astronómica, como na sua condição simbólica de suspensão provisória da certeza. A obra desdobra-se como uma sombra intangível: uma imagem em movimento que transborda do seu suporte físico, para se expandir no tempo de quem a observa. No ponto em que o espaço se densifica e a distância se torna sensível, propõe-se um exercício de cegueira deliberada — já presente no trabalho de Evangelista — que nos permite perceber uma outra forma de luz: aquela que só se manifesta quando o mundo, por um instante, decide apagar-se.

A exposição está patente até 14 de março e pode ser visitada, quintas e sextas-feira, entre as 14h30 e as 18h, e aos sábados, das 10h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h.