O historiador Diogo Faria, atualmente professor em Armação de Pêra, apresentará a sua obra «A Diplomacia dos Reis de Portugal no final da Idade Média (1433-1495)», no Porto, no Espaço Mira – Rua de Miraflor, 155, no dia 31 de janeiro, pelas 18h. Publicada pela Arandis Editora, a obra, que tem por base a Tese de Doutoramento do autor, contém, nas suas 938 páginas (repartidas por dois volumes), um capítulo dedicado ao Algarve e à diplomacia algarvia no final da Idade Média. A apresentação do livro estará a cargo do Professor Doutor Luís Miguel Duarte, da Universidade do Porto, ficando a abertura a cargo de Nuno Campos Inácio.
Diogo Faria é Doutor em História pela Universidade do Porto, investigador do CITCEM – Universidade do Porto e professor de História no ensino público. Dedica-se ao estudo dos poderes em Portugal entre os séculos XIV e XVI, com foco na administração do reino e na diplomacia.
Com quem é que os reis de Portugal tinham relações diplomáticas entre 1433 e 1495? Quem é que os representava nesses contactos? Que rituais é que estavam associados a essas interações? O que é que distinguia o funcionamento das relações externas da monarquia portuguesa face ao de outras entidades políticas? Na sequência de uma investigação original, conduzida em arquivos portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e italianos, este livro responde a estas e a muitas outras perguntas.
