O Palácio Gama Lobo recebe, de 17 de janeiro a 14 de fevereiro, a exposição «Alfarroba: Memória(s) de uma Vida», com inauguração marcada para dia 16 de janeiro, pelas 18h. Neste momento será efetuada uma visita guiada por Carlos Moura, da Industrial Farense, contando com a presença de outros parceiros responsáveis pela exposição.

A iniciativa demonstra a interação entre a indústria e a agricultura, através de uma cadeia de valor que o homem retira da matéria-prima bruta e que vai transformando a paisagem rural. Uma viagem que começa na terra e passa pelo produto e pela indústria que posicionou o Algarve no mercado mundial.

A exposição integra-se no trabalho que a Câmara Municipal de Loulé tem vindo a desenvolver no âmbito da Agenda de Sustentabilidade – Floresta, Biodiversidade e Desenvolvimento Rural do concelho de Loulé, e conta com a colaboração de várias entidades e promotores locais que pretendem que a alfarroba seja reconhecida como identidade deste território, sendo extensível a toda a região algarvia. No âmbito da valorização deste recurso do território serão promovidas diversas atividades que pretendem vir a constituir a Rota da Alfarroba para que o concelho possa ser dinamizado desde a paisagem até à mesa, por agricultores, transformadores agroalimentares, pela restauração e turismo, para que residentes e visitantes reconheçam este território através de todos os sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato.

Assim, no dia 17 de janeiro, entre as 9h30 e as 13h, terá lugar um passeio na envolvente da cidade de Loulé que pretende dar a conhecer alguns dos aspetos ligados à cultura e transformação da alfarroba. A participação é grátis, mas carece de inscrição até ao dia 15 de janeiro para gae@cm-loule.pt ou 289400829.