A Fortaleza de Sagres tem patente ao público, até ao próximo dia 4 de fevereiro, a exposição temporária «Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário», organizada no âmbito das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril pelo Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento, pelo ISEG / Universidade de Lisboa e pelo Museu Nacional de Etnologia / Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E., a qual teve coordenação científica da Professora Isabel Castro Henriques.

Esta exposição explica as realidades coloniais, identificando diversos mitos que envolviam as relações de Portugal com África e revelando as linhas de força do colonialismo português dos séculos XIX e XX. Através de um conjunto diversificado de documentos, evidencia a complexidade das sociedades africanas, as suas formas de resistência à colonização e a forma como preservaram as suas identidades sociais e culturais. Aborda igualmente o processo de descolonização e de independência das colónias portuguesas em África, promovendo uma reflexão sobre os legados históricos, culturais e ideológicos que marcam a longa relação entre Portugal e o continente africano, muitos dos quais originaram mitos que permanecem arreigados no imaginário contemporâneo.

No dia 17 de janeiro, pelas 15h30, será realizada uma visita guiada à exposição, com entrada livre. Para mais informações e reservas, contacte geral.fsagres@museusemonumentos.pt.