O Município de Lagoa realizou, no dia 12 de janeiro, a Gala de Mérito Desportivo Municipal, referente à época desportiva 2024/2025, um evento que se afirmou como a verdadeira Festa do Desporto em Lagoa, distinguindo publicamente atletas, treinadores, dirigentes e demais agentes desportivos que se destacaram pelos seus resultados e contributo para o desenvolvimento desportivo do concelho.

Organizada pelo Município de Lagoa, através dos seus Serviços Desportivos, a Gala de Mérito Desportivo Municipal teve como objetivo agraciar atletas, técnicos, professores e outros agentes desportivos com resultados relevantes alcançados em competições regionais, nacionais e internacionais, de acordo com o Regulamento de Mérito Desportivo Municipal em vigor. Para além do desempenho competitivo, a distinção valorizou igualmente o papel daqueles que contribuem para a formação de atletas, para a criação de condições favoráveis à prática desportiva e para a promoção do desporto enquanto fator de integração social e bem-estar.

A cerimónia contou com a presença do executivo municipal, permanente e não permanente, dos Presidentes de Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, do Diretor Regional do IPDJ, de representantes dos Agrupamentos Escolares ESPAMOL, AERA e Nobel, bem como de representantes das Federações e Associações Desportivas, dirigentes, treinadores e equipas técnicas dos clubes e associações homenageadas. Ao longo da noite foram atribuídos os Prémios de Mérito Desportivo Municipal, diversos Prémios de Reconhecimento e as Medalhas de Mérito Desportivo nos graus Ouro, Prata e Bronze, distinguindo atletas e equipas pelos resultados obtidos na época desportiva 2024/2025, num total de 450 atletas homenageados, distribuídos pelos graus Ouro, Prata e Bronze, e com a atribuição de 9 Prémios Especiais.

Entre os principais prémios atribuídos destacaram-se:
• Prémio Carreira: Carlos Silva (Badminton / Universo dos Mistérios)
• Atleta Feminina do Ano: Leonor Peixinho (Basquetebol / Sport Lisboa e Benfica)
• Atleta Masculino do Ano: João Simões (Futebol / Sporting Clube de Portugal)
• Atleta de Desporto Adaptado do Ano: Norberto Mourão (Canoagem / Kayak Clube Castores do Arade)
• Treinador do Ano: Guilherme Sá (Natação / Lagoa Académico Clube)
• Dirigente do Ano: Diamantino Ruivinho (Badminton e Ginásticas / ACD Che Lagoense)
• Evento do Ano: Torneio Lagoa a Rolar 2025 (Patinagem de Velocidade)
• Equipa do Ano: Equipas Seniores Campeãs da 1.ª e 2.ª Divisão Masculinas e Femininas e Campeã da Liga de Clubes (Badminton / ACD Che Lagoense)
• Clube do Ano: Lagoa Académico Clube (Andebol, Natação e Polo Aquático)

Durante a cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, destacou o percurso dos atletas lagoenses, afirmando que “Lagoa tem o desporto no seu ADN”. “Acompanhamos diariamente o fenómeno desportivo e são muitos os campeões regionais e nacionais, em várias modalidades, bem como os feitos alcançados além-fronteiras. Estes resultados refletem valores que nos orgulham profundamente e reforçam o verdadeiro «Orgulho em Ser Lagoa»”, frisou o edil.

A Gala do Desporto integrou a estratégia municipal para o desenvolvimento desportivo, assente em três eixos fundamentais, enquadrando-se no segundo eixo – o Desporto de Competição, reforçando a aposta do Município na valorização do mérito, do talento e da excelência desportiva. A noite ficou ainda marcada por dois momentos musicais, com atuações do Duo Magnólia e do DJ Likota, que contribuíram para abrilhantar uma cerimónia de reconhecimento e celebração do desporto lagoense.