José Apolinário foi reeleito Presidente da CCDR Algarve na eleição indireta realizada a 12 de janeiro, na qual participaram 469 dos 500 eleitos locais da região, nos termos da Lei Orgânica das CCDR. Segundo os resultados provisórios apurados, obteve 356 votos a favor (75,91%), 86 em branco (18,34%) e 27 nulos (5,76%).

No mesmo processo, e ao abrigo do Despacho n.º 14805-C/2025, foi igualmente eleito Vice-Presidente da CCDR Algarve, o atual deputado Jorge Botelho, escolhido exclusivamente pelos Presidentes de Câmara Municipal, conforme previsto no Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, e respetivo Regulamento Eleitoral. Encontra-se ainda por agendar a eleição do segundo Vice-Presidente, a realizar pelos membros não autarcas do Conselho Regional da CCDR Algarve.

Após conhecidos os resultados, o Presidente da CCDR Algarve sublinhou que este é um resultado que “não é apenas pessoal, mas coletivo”, agradecendo o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos só foi possível graças ao empenho e dedicação de uma equipa sólida e coesa, constituída pelos Vice-Presidentes José Pacheco, Elsa Cordeiro, Pedro Monteiro e o vogal executivo do Programa Regional ALGARVE 2030, Aquiles Marreiros. “A CCDR é hoje uma instituição mais preparada, mais articulada e mais próxima do território com uma equipa comprometida com o desenvolvimento do Algarve”, destacou.

O Presidente eleito relembrou ainda que, independentemente da filiação partidária dos autarcas do Algarve, existe uma identificação com a singularidade da Região e quanto à necessidade de defender os seus interesses estratégicos num contexto nacional e europeu.

Foto: Daniel Pina