No próximo dia 1 de fevereiro, a cidade de Loulé celebra o seu 38.º aniversário e a autarquia irá promover um programa de iniciativas culturais, desportivas, recreativas e ambientais com vista a congregar a comunidade neste dia comemorativo.

O programa tem início na noite de dia 31 de janeiro, pelas 21h, no Cineteatro Louletano, com a peça «Entraria nesta sala», do dramaturgo Ricardo Neves-Neves, pelo Teatro do Eléctrico. Uma obra que junta o humor e a reinterpretação de clássicos do cinema português dos anos 30 e 40 do séc. XX.

No dia 1, a partir das 10h, há desfile musical pelas artérias da cidade, pela centenária Banda Filarmónica Artistas de Minerva. A história de Loulé trazida por melodias intemporais interpretadas por estes músicos louletanos que irão animar os transeuntes. A pensar nos mais novos, entre as 10h e as 12h, no Parque Municipal de Loulé, o Centro Ambiental de Loulé promove a atividade lúdico-pedagógica «Zorrita – A Aventura começa agora!», dirigida a alunos do pré-escolar ao 1ª Ciclo do ensino básico. A mascote do Centro Ambiental desafia todos os que queiram explorar com ela e conhecer a biodiversidade que se pode encontrar no concelho.

A partir das 15h, a proposta é uma visita guiada pelos pontos mais importantes da cidade. O encontro está marcado para o principal ex-líbris de Loulé, o Mercado Municipal. Está prevista a passagem pelo Castelo, Banhos Islâmicos, Museu Municipal, além das típicas ruas, becos, largos e ruelas da Zona Histórica. Os interessados poderão inscrever-se através do email turismo@cm-loule.pt.

As celebrações encerram com um concerto de Rodrigo Leão, «O Rapaz da Montanha», no Cineteatro Louletano, a partir das 17h. Considerado o trabalho mais português da sua carreira, o seu novo álbum cruza emoção, palavra e memória num retrato íntimo e coletivo do país. Um momento imperdível.

Neste dia, todas as pessoas poderão utilizar, de forma livre e gratuita, das 10h às 18h, os equipamentos desportivos e culturais da cidade de Loulé geridos pelo Município.