Foram anunciados, no dia 23 de janeiro, os finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards e os eventos organizados pela Câmara Municipal de Loulé aparecem 11 vezes nesta shortlist, em diferentes categorias. Festival MED, Som Riscado – Festival de Música e Imagem de Loulé, Carnaval de Loulé e Noite Branca Algarve – Loulé concorrem ao lado de outros grandes eventos da Península Ibérica.
O público votou e elegeu o Carnaval de Loulé e a Noite Branca Algarve – Loulé para figurarem na final na categoria de Melhor Festividade. Foi também por decisão do público que o fotógrafo David Pereira, vencedor em 2025 da Melhor Foto, volta a ter uma fotografia finalista nos Iberian Festival Awards. Desta vez com uma imagem captada no Festival MED, que retrata um momento do concerto que juntou em palco a espanhola Sílvia Pérez Cruz e o português Salvador Sobral.
Em 2025, o Som Riscado venceu um Iberian Festival Award na categoria de Melhor Atuação Eletrónica com o Branko a ser distinguido. Este ano está na final de Melhor Atuação Nacional (PT/ES), com o espetáculo de Capicua, que decorreu no Cineteatro Louletano, a 22 de novembro, no âmbito do programa deste festival que alia as novas tendências do som e imagem.
No que respeita à Melhor Atuação Internacional, as atenções voltam-se para os Ferro Gaita, mais um dos finalistas. Os cabo-verdianos voltaram ao MED em 2025, para um concerto com casa cheia, em que estes verdadeiros embaixadores de Cabo Verde – o «País Convidado» nesta edição do festival – trouxeram sonoridades festivas a este evento multicultural.
Numa categoria votada pelo júri, são três as hipóteses de Loulé arrecadar o prémio de Evento Seguro. Isto porque o Festival MED, o Carnaval de Loulé e a Noite Branca Algarve – Loulé são finalistas nesta categoria. Uma área em que o trabalho do Município é particularmente relevante, o que reflete também esta preocupação com a segurança nas iniciativas que promove.
Com um riquíssimo património histórico, em que se destacam mais completos Banhos Islâmicos da Península Ibérica, a Zona Histórica de Loulé está nomeada para Melhor Espaço de Acolhimento. Este é o palco natural do Festival MED, que no final do mês de junho junta pessoas de todo o mundo que aqui vêm vivenciar um ambiente mediterrânico singular e experienciar um programa cultural de excelência. Programa cultural esse que, para o júri, mereceu uma presença na final dos Iberian Festival Awards. Além da música, o cinema, a poesia, a literatura, a gastronomia ou o artesanato enriquecem a oferta cultural deste festival. Por outro lado, o MED também é finalista para Melhor Promoção Turística, categoria em que já se sagrou vencedor por duas vezes.
Recorde-se que a entrega dos X Iberian Festival Awards acontece a 14 de março, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, Açores.
