A Câmara Municipal de Faro aprovou por unanimidade, no dia 12 de janeiro, a definição de uma Zona Especial de Proteção (ZEP) para o «Monumento de Interesse Municipal designado por Edifício da RTP em Faro e restantes elementos associados»Esta decisão permitirá a proteção deste imóvel, atendendo ao valor histórico e patrimonial que representa para o concelho.
Recorde-se que, em 2021, o edifício da RTP em Faro e restantes elementos associados, também designado como conjunto urbano formado pelo recinto de proteção à antena, edifício do centro emissor e edifícios anexos, foi classificado como Monumento de Interesse Municipal. A Autarquia deu então início aos procedimentos prévios à deliberação de início do Plano de Pormenor de Salvaguarda para este imóvel, em 2022, tendo a então Direção Regional de Cultura do Algarve recomendado a definição de uma Zona Especial de Proteção para este Monumento de Interesse Municipal.
Após a aprovação da proposta em Reunião de Câmara, esta será levada para deliberação pela Assembleia Municipal e publicação final em Diário da República. Posteriormente, o Município irá prosseguir com a elaboração do Plano de Pormenor de Salvaguarda que envolve o Monumento de Interesse Municipal e a área da ZEP.
