Tendo em conta o agravamento da situação meteorológica, está a decorrer uma ação do Município de Faro destinada a pessoas em situação de sem teto (sem-abrigo), desde o passado dia 30 de dezembro e previsivelmente até ao próximo dia 16 de janeiro, com o objetivo de proporcionar assistência temporária e acolhimento, durante os dias mais frios. Esta ação visa atender a necessidades que venham a ser sinalizadas, nomeadamente apoio em pernoita, encaminhamento para apoio alimentar, vestuário adequado e higiene pessoal.

Nas instalações das Piscinas Municipais de Faro encontram-se disponíveis vinte camas para pernoita, oferecendo um abrigo de carácter temporário a quem dele possa precisar. Estão também disponíveis para banhos e higiene pessoal os balneários das instalações do campo de futebol do Complexo Desportivo da Penha, de segunda a sexta-feira, entre as 11h e as 14h.

Esta medida, que visa proporcionar um mínimo de condições de conforto social durante este período de frio mais intenso, contribuindo para proteger a saúde e bem-estar desta população mais vulnerável, está a ser consertada com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Faro, contando com o apoio das várias organizações parceiras do Conselho Local de Ação Social de Faro, reforçando assim o compromisso do Município de Faro com as políticas públicas de inclusão e dignidade humana. Qualquer situação pode ser reportada para o Serviço de Proteção Civil de Faro ou junto da Divisão de Intervenção Social e Políticas Participativas – Núcleo de Planeamento e Intervenção em Sem-Abrigo em Sem-Abrigo de Faro. Para contactar a Proteção Civil de Faro, deve ser utilizado o número de telefone 289 888 000 ou o e-mail smpc@cm-faro.pt.

Todas as situações serão analisadas e encaminhadas, sempre que necessário, para as entidades do concelho com respostas sociais neste âmbito de intervenção.