O Festival de Música Al-Mutamid está de regresso para a sua 26.ª edição, consolidando a sua posição como o festival de música itinerante mais antigo de Portugal e o mais relevante evento de música árabe e oriental organizado fora das fronteiras do mundo árabe.
Em homenagem ao rei-poeta Al-Mutamid (Beja, 1040 – Aghmat, 1095), o festival apresenta um programa de oito espetáculos distintos, que percorrerão 14 cenários da geografia portuguesa. O epicentro da programação foca-se no Algarve, com oito concertos agendados nos concelhos de Albufeira, Lagos, Lagoa (2), Olhão, Loulé, Silves e Tavira.
O festival arranca a 7 de fevereiro em Albufeira com o projeto «1001 Nights Ensemble», que reúne músicos do Irão e de Marrocos. Inspirado no universo literário das «Mil e Uma Noites», o espetáculo propõe uma fusão magistral das sonoridades persas e árabes/orientais, contando ainda com a presença da bailarina iraniana Khatoon Fallah, que interpretará danças persas e orientais.
O evento culmina a 15 de março no recém-inaugurado Teatro Municipal António Pinheiro, em Tavira. O concerto de encerramento ficará a cargo do «Khaliji Quartet», formado por músicos de Marrocos, Argélia e Catar, que convidará o público a embarcar numa viagem sonora do vasto universo da música árabe, desde as raízes de al-Andalus até à Península Arábica.
Programa:
Albufeira – 7 de fevereiro – Auditório Municipal de Albufeira – «1001 Nights Ensemble»
Lagoa – 10 fevereiro – Auditório Carlos do Carmo – Musicinemas «As Aventuras do Príncipe Achmed»
Olhão – 20 de fevereiro – Auditório Municipal de Olhão – «1001 Nights Ensemble»
Lagos – 21 de fevereiro – Centro Cultural de Lagos – «1001 Nights Ensemble»
Loulé – 7 de março – Cineteatro Louletano – Hamid Adbar Ensemble
Lagoa – 7 de março – Auditório Carlos do Carmo – Al Felah-Menkub Ensemble
Silves – 13 de março – Teatro Mascarenhas Gregório – Milo Ke Mandarini
Tavira – 15 de março – Teatro Municipal António Pinheiro – Khaliji Quartet
