De 1 a 4 de janeiro, o Paderne Medieval transportou os visitantes para o período entre os séculos V e XV, transformando as ruelas estreitas num verdadeiro festival de cheiros e sabores, com iguarias típicas, artes e ofícios tradicionais e performances alusivas à era medieval. Integrado na programação de Fim de Ano do Município, o evento proporcionou uma experiência cultural singular, de grande divertimento e a pensar em toda a família.

O Paderne Medieval arrancou no Dia de Ano Novo, com a abertura do mercado e a arruada dos trovadores, que anunciaram a visita de El-Rei D. Dinis. O ponto alto do primeiro dia foi o Cortejo Régio pelas ruas do burgo e a entrega, por D. Dinis, da Carta de Doação do Castelo de Paderne à Ordem de Avis.

Durante o certame, residentes e turistas assistiram a uma programação variada que recriou os hábitos e costumes da Idade Média, incluindo bailias e folias, leilões de escravos, torneios de armas a cavalo, teatro de fogo e duelos de esgrima. Entre o burburinho da feira e o aroma dos petiscos servidos nas tabernas tradicionais, a animação foi uma constante, com personagens medievais, música, dança, malabaristas, rábulas e histórias que deram vida à aldeia.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Veja a reportagem completa em: