No âmbito do programa «Passeios na História de Tavira», o Museu Municipal promove, no dia 17 de janeiro, pelas 10h30, a visita à Igreja da Misericórdia, sob a orientação de Ricardo Louro (Técnico Superior no Museu Municipal).
Construída a partir de 1541, esta igreja marca um momento decisivo na história arquitetónica de Tavira. O projeto foi confiado ao mestre-pedreiro André Pilarte, ligado aos estaleiros do Mosteiro dos Jerónimos, tendo este desenhado um templo onde o vocabulário renascentista se afirma de forma eloquente, particularmente no pórtico principal. No interior, destaca-se um notável conjunto de talha dourada, com especial relevância para o retábulo da capela-mor, obra do entalhador tavirense Manuel Abreu do Ó. Os painéis de azulejos lisboetas setecentistas, que representam as Obras de Misericórdia e episódios da Vida de Cristo, completam este excecional programa decorativo.
Os «Passeios na História de Tavira» convidam a descobrir o passado da cidade e do concelho, através dos seus monumentos, das paisagens e personagens históricas, promovendo, simultaneamente, a valorização e preservação do património. A participação é gratuita, mas limitada a 30 pessoas, mediante inscrição, até dia 15 de janeiro, através do formulário https://forms.gle/g6JnfevUBEfCGtdS7.
