A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de VRSA e Castro Marim celebrou, no dia 15 de janeiro, o seu 136.º aniversário com várias atividades, além da ativação de protocolos de cooperação e compromisso de aquisição de duas novas viaturas de combate a incêndios florestais.
As comemorações iniciaram-se pela manhã com o içar da bandeira e a abertura do quartel a toda a população, assinalando o aniversário com um toque de sirene pelas 12h. À tarde, as estradas principais dos dois concelhos do sotavento algarvio acolheram um desfile com todas as viaturas dos bombeiros. O dia terminou com um bolo de aniversário e um Porto de Honra, numa sessão que contou com a assinatura de um memorando integrado das várias formas de apoio que estão preconizadas para 2026.
O Plano Estratégico de Cooperação integra três protocolos de apoio à atividade operacional, implementação de uma Central Intermunicipal de Proteção Civil e a aquisição de viaturas de combate a incêndios florestais, num total de investimento de 790 mil euros. Trata-se também de um apoio musculado para comparticipação da estrutura de pessoal, com a Câmara Municipal de Castro Marim a suportar 30 por cento desses custos, com a comparticipação de duas equipas de intervenção permanente.
Uma das componentes deste plano de investimento são as duas novas viaturas, a adquirir de acordo com as definições do Comando Regional de Proteção Civil do Algarve, para reforçar a capacidade de combate de incêndios florestais, sendo um veículo tanque tático florestal com o valor de 348 mil euros, e um veículo ligeiro adaptado de combate a incêndios – rural, no valor de cerca de 227 mil euros, ambos cofinanciados a 60 por cento pelo PO Regional 2030.
