Formada em Gestão Internacional e Espanhol, Lucia Ribeiro não resistiu ao chamamento da jaleca e frequentou cursos de cozinha no Algarve e em Londres. Trabalhou com nomes como Gordon Ramsay, Paul Walsh, Claude Bosi e Dieter Koschina e, em 2023, decidiu aventurar-se por conta própria, com o Taberna by Lucia Ribeiro em Almancil. Os menus assentam sobretudo na cozinha tradicional algarvia, mas com um toque moderno, à século XXI, e a forte adesão de público, nacional e estrangeiro, demonstram que a aposta foi bem-sucedida.


Natural de Armação de Pêra e mãe de dois filhos, Lucia Ribeiro formou-se em Gestão Internacional e Espanhol, em Londres, onde viveu mais de metade da sua vida. Trabalhou na banca e, em 2012, seguiu o seu instinto e investiu num curso de cozinha no Algarve, região que ainda hoje a apaixona. Incentivada pelos formadores, regressou a Londres, onde frequentou um curso de Alta Cozinha no Le Cordon Bleu.

Seguiram-se quatro anos em que colaborou com nomes sonantes da cozinha como Gordon Ramsay, Paul Walsh, Claude Bosi e Dieter Koschina. O percurso londrino acabou por lhe abrir portas para regressar a Portugal, onde trabalhou com Dieter Koschina no Vila Joya, antes de ser Head Chef do MIMO Algarve, no Pine Cliffs Resort, em 2018, onde dirigiu aulas de culinária, experiências gastronómicas como supper clubs ou showcookings. A este currículo junta-se a apresentação do programa «Cozinhamos Contigo», do canal Casa e Cozinha, deu formação na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve e foi Executive Chef do Morgado do Quintão, em Lagoa.

Em 2023 lança-se a solo e abre um restaurante em nome próprio, Taberna by Lucia Ribeiro, o antigo Poço d’Almancil, onde o conceito servido à mesa é o da comida tradicional algarvia, mas com uma nova roupagem. De facto, sem nunca esquecer os produtos e sabores da região, a chef inova nas técnicas usadas e aposta forte na apresentação. O menu, que varia ao longo do ano consoante as épocas, aproxima a serra e o mar enquanto promove a partilha. A carta de vinhos tem mais de 250 referências, de norte a sul, passando pelas ilhas, e são maioritariamente nacionais.

Na decoração, o estilo mix and match traz um ambiente descomprometido, que pretende deixar à vontade todos os que visitam o espaço. O interior do restaurante tem 34 lugares sentados e 4 ao balcão, ao passo que a esplanada conta com 16 lugares. “Abrir um restaurante em nome próprio e poder receber, na primeira pessoa, feedback de clientes nacionais e internacionais que se tornam visitas regulares, é a confirmação de que fiz a escolha certa quando decidi mudar de área há mais de 15 anos. É certo que as responsabilidades aumentam, mas poder tomar as minhas próprias decisões tem sido extremamente compensatório. No entanto, toda a equipa foi vital para a implementação do restaurante e sucesso das iniciativas realizadas até então, e sê-lo-á também para o que ainda queremos fazer no Taberna by Lucia Ribeiro, onde as mulheres assumem praticamente a totalidade dos cargos”, adianta a Head Chef e proprietária Lucia Ribeiro.

(...)

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Adriana Urbano

Leia a entrevista completa em: