O Auditório Carlos do Carmo, o Cineteatro Louletano, o Centro Cultural de Belém e o Centro Cultural de Lagos recebem, em 2026, «Tahiti!», uma ópera em sessão dupla que reúne «Pacific Pleasures» (2016–17), de Alannah Marie Halay, e «Trouble in Tahiti» (1952), de Leonard Bernstein, encenado pelo algarvio Jorge Balça e com direção musical de Pablo Urbina. As datas das apresentações são: 7 de fevereiro, no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa; 13 de fevereiro, no Cineteatro Louletano, em Loulé; 17 de abril, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa; 9 de outubro, no Centro Cultural de Lagos.
«Tahiti!» insere-se na tradição da ópera double bill, apresentando duas obras de curta duração numa mesma noite. O programa articula «Trouble in Tahiti», ópera de câmara de Leonard Bernstein centrada na vida conjugal de Sam e Dinah num subúrbio de uma cidade qualquer, com «Pacific Pleasures», de Alannah Marie Halay e libreto de Jorge Balça, escrita como uma prequela da obra de Bernstein (estreia nacional). Em palco cinco cantores líricos: Inês Constantino (Mezzo-soprano), Leonel Pinheiro (Tenor), Ricardo Panela (Barítono), Rui Baeta (Barítono) e Sofia Marafona (Soprano), com os marionetistas Ana Rebelo e Luís Godinho / S.A. Marionetas e com a Orquestra do Algarve.
Num subúrbio residencial como tantos outros, «Tahiti!» conta a história de um jovem casal, Sam e Dinah, que descobrem que tudo o que sempre quiseram, não os fez felizes. Têm ainda de encontrar o seu Taiti. Este espetáculo recorre a uma variedade de estratégias e ferramentas dramáticas, como teatro físico e teatro de marionetas que, em colaboração com o MAC/CCB, são inspiradas na obra de Paula Rego. A produção promove a circulação da ópera encenada por vários teatros e auditórios, principalmente do Algarve, onde este género raramente circula, alargando públicos e contextos de apresentação.
