Teve lugar, no dia 5 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Albufeira, a conferência de imprensa de apresentação da 49.ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, uma das mais emblemáticas competições do atletismo mundial e que regressa, no dia 8 de fevereiro, à mítica Pista de Cross das Açoteias, em Albufeira. 

Conhecida internacionalmente pelo símbolo das «sapatilhas douradas», a competição de referência internacional é organizada em parceria pela Câmara Municipal de Albufeira e pela Associação de Atletismo do Algarve, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Região de Turismo do Algarve. Em 2026, ano em que o concelho celebra o título de «Albufeira Cidade Europeia do Desporto», o Cross Internacional das Amendoeiras em Flor volta a integrar a 61.ª Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato. Reúne 800 atletas de 75 clubes desportivos e 19 nacionalidades, reforçando o seu estatuto de excelência e projeção a nível mundial.

Durante a sua intervenção, o vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira e também vereador com o pelouro do Desporto, Jorge Carmo, destacou o orgulho do Município em acolher uma nova edição da competição, salientando a presença de “equipas de grande prestígio a nível mundial, que fazem deste evento um dos mais relevantes momentos desportivos do país”. O autarca revelou ainda que o Município de Albufeira e a Associação de Atletismo do Algarve vão promover uma homenagem póstuma a Artur Lara Ramos, antigo atleta algarvio, dirigente e treinador, que faleceu em dezembro do ano passado.

Jorge Carmo realçou que, no dia da prova, são esperados em Albufeira centenas de atletas nacionais e internacionais, detentores de recordes notáveis e palmarés de excelência, que, seguramente, irão contribuir para elevar ainda mais o nível competitivo da prova. Entre os nomes em destaque estão Mariana Machado, José Carlos Pinto, Isaac Nader, Patrícia Silva, Jaqueline Rotich, Hawi Abera, Thierry Dkumwenayo e Oscar Chelimo, cuja partição antecipa um espetáculo desportivo de grande qualidade e forte impacto mediático.

Rui Costa, diretor técnico da competição, sublinhou que se trata de “uma prova de grande importância para a região, para a modalidade e, principalmente, para Albufeira”, destacando o facto de ser “a única prova realizada em Portugal que se enquadra no Circuito Mundial de Cross da World Athlethics – Gold Level”. O responsável salientou, ainda, “a organização de excelência que contribui para atrair o público e mais praticantes para a modalidade”.

Por sua vez, o presidente da Região de Turismo do Algarve, André Gomes, afirmou que “o Cross das Amendoeiras marcou o início de uma nova era no turismo desportivo”, qualificando a competição como “um clássico, com uma história longa e verdadeiramente importante para a região”. Reforçou, ainda, que o evento é muito mais do que uma prova desportiva, “é uma apresentação do Algarve num período de época baixa, o que contribui para a diminuição da sazonalidade”. Francisco Chumbinho, presidente da Associação de Atletismo do Algarve, destacou o carácter internacional do evento e o impacto positivo no turismo, afirmando que “esta festa do atletismo internacional deixa marca em quem nos visita e desperta a vontade de regressar ao Algarve”.

Foto: Daniel Pina