O atletismo português esteve em alta no 49.º Cross Internacional das Amendoeiras, que reuniu, no dia 8 de fevereiro, cerca de 800 atletas de 75 clubes e 19 nacionalidades na mítica Pista de Cross das Açoteias. O Sporting de Braga, na prova feminina, e o Benfica, na estafeta mista, sagraram-se campeões europeus de corta-mato na 61.ª edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus, e o Sporting também subiu ao pódio, conquistando duas medalhas de prata.

Na competição absoluta feminina, a equipa do SC Braga revalidou o título europeu conquistado na época 2024/25. A queniana Jackline Rotich venceu a prova individual e Mariana Machado (6.ª), Laura Taborda (10.ª) e Solange Jesus (21.ª) completaram a pontuação da equipa vencedora. O Sporting CP terminou no 10.º lugar coletivo.

Na estafeta mista, o Benfica com Isaac Nader, Etson Barros, Teresiah Gatieri e Salomé Afonso garantiu a medalha de ouro. O pódio foi dominado pela presença nacional, uma vez que o Sporting CP, com Nuno Pereira, José Pinto, Patrícia Silva e Purity Chepkirui, conquistou a medalha de prata.

No escalão de sub-20 masculinos, o Sporting CP ficou com a medalha de prata por equipas, graças aos excelentes resultados individuais alcançados por Franline Kibet, que se sagrou campeão europeu, e Dinis Ferreira, que arrecadou a medalha de bronze. O SC Braga foi 6.º classificado, com Afonso Gomes a classificar-se em 4.º lugar.

Na prova de seniores masculinos, o Sporting terminou na 4.ª posição coletiva, com Charles Rotich a obter a medalha de bronze individual. O Benfica foi 6.º, com Victor Kimosop a ficar na 4.º posição na classificação individual. Nos sub-20 femininos, o Sporting ficou em 9.º lugar por equipas, com Maria Jesus a alcançar o 7.º lugar individual.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Rui Cristina, recordou que o Cross Internacional das Amendoeiras é uma prova que se realiza desde 1977 e que “a sua continuidade, 49 anos depois, no ano em que Albufeira é Cidade Europeia do Desporto é muito gratificante”. “Albufeira tem excelentes infraestruturas e condições para a realização de provas nacionais e internacionais de relevo, como esta que faz parte do circuito World Athletics Cross Country Gold Level, único evento da especialidade em território nacional”, afirmou.

No âmbito do evento assistiu-se ainda a um momento de grande emoção, com os presidentes da Câmara Municipal de Albufeira e da Associação de Atletismo do Algarve, Rui Cristina e Francisco Chumbinho, respetivamente, a promoverem uma homenagem póstuma a Artur Lara Ramos, figura de relevo na região pelo seu percurso e dedicação ao atletismo e por ter sido o fundador do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor. A cerimónia realizou-se na presença dos filhos André Ramos e Filipe Ramos que agradeceram o reconhecimento público ao pai. Rui Cristina realçou “a importância de prestar tributo à memória do homem, atleta e dirigente, cuja visão e carisma permitiram a criação de uma prova de reconhecido prestígio Internacional”, tendo destacado o contributo ímpar do Prof. Lara Ramos na dinamização e elevação do desporto algarvio a patamares de excelência e visibilidade internacionais

A 49ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor foi uma organização conjunta da Associação de Atletismo do Algarve e do Município de Albufeira, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Região de Turismo do Algarve.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Município de Albufeira

Veja a reportagem completa em: