O concelho de Lagos prepara-se para viver dias de animação com as celebrações do Carnaval, com destaque para o Carnaval de Odiáxere, que se realiza entre 14 e 18 de fevereiro, e para o reajuste do habitual Carnaval das Escolas, na cidade de Lagos e na vila da Luz, devido às condições meteorológicas adversas previstas até sexta-feira, 13 de fevereiro.

No dia 13 de fevereiro, o Carnaval das Escolas volta a assinalar a tradição com momentos que celebram a imaginação e o espírito carnavalesco. Atendendo a que as previsões de chuva e vento se prolongam até sexta-feira, e de forma a preservar a segurança e o bem-estar da comunidade escolar, os agrupamentos de escolas Júlio Dantas e Gil Eanes optaram por reajustar o modelo habitual das celebrações na cidade de Lagos, que decorrerão nas respetivas instalações, com a presença dos animadores que já estariam previstos para o desfile no centro da cidade, numa organização conjunta com a Câmara Municipal de Lagos. Na vila da Luz, pelos mesmos motivos, a Junta de Freguesia e as respetivas escolas optaram por cancelar o desfile previsto para a Avenida dos Pescadores, realizando as celebrações em contexto escolar.

Prevendo-se uma melhoria do estado do tempo para os dias em que decorre o evento, mantêm-se as celebrações do Carnaval de Odiáxere, entre 14 e 18 de fevereiro, assinalando 30 anos de uma das festas mais emblemáticas do concelho. Carros alegóricos, máscaras, humor e crítica social voltam a marcar presença, a par de um programa diversificado que inclui espetáculos, bailes, comes e bebes, diversões para os mais pequenos e a participação de artistas locais e nacionais. A edição de 2026 assume um significado especial ao ter como Rei do Carnaval o artista Saúl Ricardo, prestando ainda homenagem a Luís Bandarra, numa organização do Clube Desportivo de Odiáxere, com o apoio da autarquia e da Junta de Freguesia de Odiáxere.