A edição de 2026 da Conferência XXI volta a dar voz aos agricultores e a reunir diversos especialistas das áreas dos recursos hídricos, ambiente e citricultura no dia 13 de fevereiro, a partir das 14h30, no auditório da Fissul, em Silves. A iniciativa, que integra a 10.ª edição da Mostra Silves Capital da Laranja, irá debater os novos desafios e temas atuais que preocupam citricultores e o sector.

A sessão de abertura vai contar com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Luísa Conduto Luís, seguindo-se as apresentações das temáticas: «Água que Une»; «Resultados do Projeto Agro+Eficiente»; Projeto «Adutor de Rega do Funcho: Garantir Água, Garantir Futuro», da DGADR; e «Mercosul e o Quadro Financeiro Plurianual 2028-2034 da Comissão Europeia». As apresentações ficam a cargo de nomes de referência das áreas abordada, como José Pimenta Machado (Agência Portuguesa do Ambiente), Amílcar Duarte (Faculdade de Ciências e Tecnologia da UALG), Adriano Pereira da Silva e Catarina Tacão Vogal (COBA – Consultores de Engenharia e Ambiente, S.A) e Miguel Viegas (Universidade de Aveiro / Ex-Deputado do Parlamento Europeu e membro da Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural).

O segundo momento da Conferência XXI será marcado pelo painel de debate, que vai juntar no palco o moderador Pedro Valadas Monteiro, José Pimenta Machado (Agência Portuguesa do Ambiente), Amílcar Duarte (Faculdade de Ciências e Tecnologia da UALG), Ilídio Mestre (Associação de Regantes e Beneficiários de Silves Lagoa e Portimão), Marcos Pozzan e José Paulo Monteiro (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Ualg). Destacar a citricultura que se faz no concelho de Silves, os seus produtores e os assuntos que interessam para a melhoria deste sector é o grande objetivo da Conferência XXI e da Mostra Silves Capital da Laranja.