Gastão Elias foi o primeiro a tenista português a estrear-se no quadro principal do 8.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António e com enorme sucesso. Frente ao campeão júnior em Wimbledon de 2023, o britânico Henry Searle (480.º no ranking ATP), Elias (387.º) contrariou a potência das pancadas do adversário e impôs-se em dois sets. 6-3, 7-5, para avançar no torneio da categoria M25, dotado com um prize-money total de 30 mil dólares (25 mil euros) e pontuável para o ranking mundial.
Elias terá como segundo adversário um compatriota, Tiago Cação (cabeça de série n.º 5 do qualifying) ou Hugo Maia (n.º 15), tendo ficado igualmente apurados da fase de qualificação Francisco Rocha (n.º 1), e Tomás Luís (n.º 6) – este com vitórias, em ambas as rondas realizadas, no match tie-break. Assim, o contingente português aumentou para nove representantes no quadro principal, onde já estavam Elias, Tiago Pereira, João Domingues, Gonçalo da Rosa Castro e Salvador Monteiro. Todos eles, com exceção de Elias, vão estar em ação esta quarta-feira e já se sabe que haverá mais dois tenistas lusos na segunda ronda, já que, além do embate entre Cação (884.º) e Maia (1.447.º), haverá mais um duelo 100 por cento luso, pois o sorteio colocou Pereira (268.º) frente a Domingues (1.188.º).
Destaque ainda para as vitórias da dupla portuguesa João Graça/ Tomás Luís e para Tiago Pereira e Tiago Cação, com parceiros estrangeiros, que ultrapassaram a primeira ronda da variante.
Foto: Nuno Martins
