Gauthier Onclin foi o grande vencedor do 8.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António. Na final deste torneio da categoria M25, dotado com um prize-money total de 30 mil dólares (25 mil euros) e pontuável para o ranking mundial, o tenista belga de 24 anos revelou-se demasiado sólido para o britânico Lui Maxted e venceu, por 6-3, 6-2.


Embora tenha cedido um break em cada set, Onclin (317.º) foi mais consistente e agressivo desde o início, até Maxted (454.º) ceder ao fim de uma hora e 20 minutos. Mas, ao contrário da final, o percurso ao longo da semana esteve longe de ser um passeio, com dois sets cedidos, na segunda ronda, diante de Massimo Giunta, e nos quartos-de-final, frente ao algarvio Tiago Pereira.

Este é o 14.º título da carreira de Onclin, primeiro desde abril do ano passado e segundo no Algarve, após o de Vale do Lobo, em 2024. Por seu lado, Liu Maxted sai de Vila Real de Santo António com dois troféus, de vice-campeão de singulares e de campeão de pares, conquistado ao lado do também britânico Finn Murgett.

Antes da entrega de prémios propriamente dita, ficou assinalada oficialmente o início da reestruturação do Clube de Ténis de Vila Real de Santo António, que implica a construção de mais dois courts de ténis, oito de pickleball, dois de beach tennis, parque infantil e dog park, além da remodelação do clubhouse. Também na Manta Rota será criado um novo complexo desportivo, com seis courts de padel cobertos, quatro de pickle ball e zona de lazer.

Foto: Nuno Martins