O herói do livro «A aventura do lince Leonardo» voltou, no dia 5 de fevereiro, ao Agrupamento de Escolas de Alcoutim, onde nasceu há três anos, fruto de um projeto escolar. O livro foi apresentado a 58 alunos do 1.º ciclo, destacando-se que a população de lince-ibérico está a crescer na Península Ibérica onde, no final de 2024, já existiam 2 mil e 401 linces, 354 dos quais em Portugal. No fim, todos os alunos receberam o livro, para que possam conhecer melhor o seu conterrâneo lince-ibérico.
No dia seguinte, o livro foi apresentado a 300 alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, em concreto na Biblioteca de Castro Marim e no Centro Escolar de Altura. A apresentação contou, ainda, com a presença da «amiga» Urânia, uma marioneta que encantou todos os presentes.
Esta ação de sensibilização foi promovida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e contou com a participação da Picada Cultural e da S.A. Marionetas, que conceberam, produziram e realizaram o espetáculo da marioneta Urânia. A ação envolveu 358 crianças e respetivas professoras e foi financiada pelo LIFE Lynxconnect, um projeto transfronteiriço que conta com vários parceiros portugueses e espanhóis e que tem como principal objetivo continuar o processo de recuperação do lince-ibérico, que já esteve extinto em Portugal e muito ameaçado em Espanha.
O livro «A aventura do lince Leonardo» tem ilustrações de alunos da Escola Básica Professor Joaquim Moreira, em Martim Longo, Alcoutim, e resulta do projeto de educação ambiental sobre o lince-ibérico «Os Guardiões do Lince». O livro é de distribuição gratuita e pode ser descarregado no website do ICNF.
