O Museu de Portimão inaugura, no dia 21 de fevereiro, às 16h, a exposição «Symposia – Pintura em Diálogo», que ficará patente até 19 de abril e que resulta de uma curadoria de obras produzidas ao longo dos cinco simpósios internacionais de pintura já realizados na cidade. A exposição reúne, desta forma, obras produzidas por 15 artistas provenientes de diversos países como a Macedónia do Norte, Eslováquia, Roménia, Espanha, Mongólia, Azerbaijão, Polónia e Portugal, e que foram convidados a participar nos cinco simpósios internacionais de pintura que a Cuneo-Sularte Associação Cultural promoveu em parceria com o Município.
Sendo uma iniciativa que se distingue por privilegiar o processo criativo coletivo, quando as obras são observadas no seu conjunto, transcendem a individualidade para se tornarem testemunhos de uma partilha comum. Por sua vez, devido à diversidade de estilos e abordagens, os trabalhos convivem harmoniosamente com temas transversais como a sustentabilidade, a liberdade e a relação da humanidade com o planeta. E, mais do que uma uniformidade estética, o que une estes artistas é o compromisso com a pintura, enquanto ferramenta de pensamento coletivo e forma consciente de habitar e observar o mundo.
Outra das características que se tornou uma marca destes cinco simpósios é a abertura do processo criativo à comunidade, contrariando o isolamento tradicional do artista no seu atelier. Neste evento, os pintores criaram as suas obras em espaços públicos, permitindo que o trabalho se desenvolvesse diante de todos e em estreita interação com a comunidade e visitantes do Museu. Neste sentido, também a componente pedagógica foi explicitamente reforçada através das visitas de estudantes das escolas do Município, que tiveram uma oportunidade única de observar, ao vivo e a cores, a conceção de uma obra de arte.
Por esta razão, para os jovens envolvidos neste evento, a pintura deixou de ser um conceito abstrato para se tornar uma prática viva e transmissível. Aprenderam pelo olhar, pela pergunta e pela experimentação direta, vendo os pincéis moverem-se e as cores acumularem-se em tempo real. Esta proximidade reafirmou a arte como uma ferramenta de conhecimento e diálogo entre gerações.
Com curadoria de Arlindo Arez, a exposição é produzida pela Cuneo-Sularte Associação Cultural em parceria com o Museu de Portimão. Assumindo-se como um agente vital na cooperação cultural, soma no seu currículo oito simpósios de escultura monumental e cinco encontros internacionais de pintura. Em simultâneo, a Cuneo-Sularte, fundada em 2007, realiza um trabalho de intercâmbio que leva o nome de Portimão a outros quadrantes, firmando parcerias em países como Espanha, China e Tailândia. Recentemente foi homenageada em Almeria pelo seu contributo artístico transfronteiriço.
Com obras que representam cinco anos de criação artística na vertente da pintura, a exposição «Symposia – Pintura em Diálogo» é visitável às terças-feiras, das 14h30 às 18h, e de quarta-feira a domingo, entre as 10h e as 18h. O evento conta com o patrocínio do Município de Portimão e os apoios institucionais das Freguesias de Portimão e da Mexilhoeira Grande.
