Entre 4 e 6 de fevereiro, a Start Work VIII – Mostra de Educação, Formação Profissional, Empreendedorismo e Emprego reuniu no Portimão Arena várias entidades e instituições que divulgaram uma alargada oferta formativa e profissional, dirigida a jovens a partir dos 13 anos e a adultos. O projeto, lançado pelo Município de Portimão em 2016, e apenas interrompido durante a pandemia, traduz-se num grande evento de promoção e divulgação de ofertas de emprego e estágios profissionais, programas e medidas de apoio ao investimento, formação profissional, ensino secundário regular e profissionalizante e ensino superior.

A participação de mais de quatro dezenas de expositores, com forte enfoque, não só na educação e formação, mas também em exemplos de empreendedorismo e inovação, atestaram a importância desta mostra, que, este ano, contou com certa de duas centenas de vagas de emprego confirmadas. Foram três dias preenchidos por ações, workshops, palestras e atividades, distribuídas por diversos pontos do recinto instalado no Portimão Arena, que serviram de guia para quem está num momento decisivo de escolha do percurso a seguir, mas também para quem, já inserido no mercado de trabalho, pretende mudar de carreira.

Um dos pontos altos nestes três dias de Start Work foi a partilha de experiências e de testemunhos na primeira pessoa, daqueles que se depararam com a necessidade de efetuar escolhas e de traçar um percurso, arriscando-se a avançar por diferentes caminhos. Histórias que tiveram como objetivo servir de motivação e inspiração.

Numa altura em que a sociedade se depara com novos desafios tecnológicos, também não foi esquecida a Inteligência Artificial, com duas ações que ganham relevo nesta área e que desmistificaram algumas tecnologias que têm vindo a ganhar espaço no quotidiano. Ideias de aceleração de negócio, ferramentas de evolução, ou formas de concretizar uma ideia foram também pontos fortes nesta edição da Start Work.

Numa sociedade que vive um ritmo frenético, a Start Work VIII destacou ainda a componente da saúde mental e a psicologia, reforçando a sua importância para o equilíbrio e bem-estar pleno. E o evento contou com muitas mais apresentações sobre a oferta educativa e formativa no concelho, programas de estágio, construção de Curriculum Vitae e técnicas de procura de emprego, além de workshops e palestras, apresentações musicais, teatrais, educativas, a cargo os estabelecimentos de ensino presentes no certame. Houve ainda um programa de animação que contemplou animação constante, pinturas faciais e modelagem de balões, entre outros atrativos.

Preenchendo este importante equipamento da cidade, a mostra permanece em evolução em cada edição e revela-se como estratégica para o Município de Portimão, pois é um dos eventos com ampla programação que apoia a comunidade educativa a tomar decisões esclarecidas para o seu futuro, mas também auxilia quem já se encontra no mercado de trabalho, mas procura mudar ou complementar o rumo que escolheu. A Start Work VIII teve organização conjunta da Câmara Municipal de Portimão, Instituto de Emprego e Formação Profissional e Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região do Algarve.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Jorge Gomes

Veja a reportagem completa em: