Portimão recupera a tradição de «brincar ao Carnaval», celebrando uma festa que se mantém como um dos grandes pilares da identidade e do cariz popular do concelho. Através de um conjunto de iniciativas que unem gerações, dos bailes tradicionais às matinés, e dos desfiles escolares aos grandes cortejos alegóricos, o município celebra o espírito folião, fomentado pela força do associativismo local, o verdadeiro motor desta celebração.

Este ano, sob o tema «Mediterrâneo» - a Odisseia de Homero, Grécia, Mar e Egito, o Carnaval de Portimão inspira-se na adoção de figurinos e cenários épicos que cruzam a história com a modernidade. Esta escolha temática permite elevar o espírito festivo e dar asas à criatividade das nossas coletividades, que dão cor e alma à festa ao longo de onze dias de animação. Destaque para o Grande Desfile de Abertura com as Escolas Município de Portimão, integrado nos «Dias da Percussão Portimão 26», agendado para o dia 13 de fevereiro, entre as 10h30 e as 11h30, ao ritmo do Bomboémia – Grupo de Percussão da Universidade do Minho, num percurso que liga a Praça da República ao Largo 1.º de Maio.

A alma do Carnaval popular vive, acima de tudo, nas sedes das coletividades. Entre 7 e 17 de fevereiro, o dinamismo associativo convida os foliões para os tradicionais bailes e matinés: a Associação Cultural e Desportiva Alvorense 1.º de Dezembro promove bailes às 21h nos dias 14, 16 e 17 de fevereiro e uma matiné no dia 15 às 15h; o Boa Esperança Atlético Clube Portimonense organiza o seu concurso de máscaras no dia 14 às 21h30 e um grande baile no dia 16 às 21h30; o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense celebra com uma matiné no dia 14 às 17h30; no Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha os bailes decorrem a 14 e 16 de fevereiro às 21h; o Clube União Portimonense agendou o seu baile para o dia 16 às 21h; o Sporting Glória ou Morte Portimonense mantém viva a tradição com bailes nos dias 7, 14, 16 e 17 de fevereiro às 21h30; na Sociedade Recreativa Figueirense as matinés realizam-se a 15 e 17 de fevereiro às 17h30; e a Sociedade Vencedora Portimonense promove os seus bailes a 14 e 16 de fevereiro às 21h30, encerrando com uma matiné no dia 17 às 18h.

A folia estende-se também às freguesias: no dia 15 de fevereiro, pelas 15h, Alvor e a Mexilhoeira Grande mostram o seu orgulho e criatividade com desfiles de carros alegóricos próprios. O culminar desta odisseia popular acontece no dia 17 de fevereiro, às 15h, na Zona Ribeirinha de Portimão – junto ao Clube Naval, com o grande Desfile de Carros Alegóricos. Serão 13 viaturas decoradas com o brio das gentes e a participação de dez grupos carnavalescos, numa demonstração única de união e folia.

Esta é uma organização da Câmara Municipal de Portimão, em colaboração com as freguesias de Alvor, Mexilhoeira Grande e Portimão, contando com o entusiástico envolvimento das seguintes coletividades: : Associação Cultural e Desportiva Alvorense 1.º de Dezembro, Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, Clube Desportivo Cultural e Recreativo do Porto de Lagos, Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 685 Alvor, Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, Clube União Portimonense, Sporting Glória ou Morte Portimonense, Sociedade Recreativa Figueirense e Sociedade Vencedora Portimonense.


Portimão convida todos a viverem esta festa feita pelo povo e para o povo. Porque, como bem diz a nossa tradição, “a vida são dois dias e o Carnaval são três”!