Em fevereiro, o amor está no ar e, em São Brás de Alportel, a sua celebração vai muito além do Dia dos Namorados. Ao longo de todo o mês, o concelho vive o Mês Mais Romântico do ano com um programa recheado com espetáculos, exposições, poesia, concursos literários e deliciosas propostas que convidam a celebrar o amor em todas as suas formas.
A Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro apresenta, até ao dia 28 de fevereiro, a exposição «A Mais Bela Carta de Amor», uma mostra que convida a comunidade a revisitar palavras, emoções e histórias que celebram o amor na sua expressão mais escrita e intemporal. A exposição reúne trabalhos premiados de edições anteriores do concurso com o mesmo nome, evidenciando a sensibilidade, a criatividade e a profundidade dos participantes ao longo dos anos. Também este ano a Biblioteca voltou a desafiar jovens e adultos a darem asas ao sentimento e ao romantismo através das palavras escritas.
O concurso contemplou duas categorias, Edição Juvenil, destinada a participantes dos 15 aos 20 anos, e Edição Adulto, para maiores de 20 anos, tendo os participantes ficado habilitados a receber um jantar romântico para dois e outros prémios. A apresentação das cartas vencedoras será no dia 22 fevereiro, no âmbito do evento «Trovas e Serenatas», que se realizará no São Brás Cineteatro Jaime Pinto.
Para assinalar o Dia de São Valentim, o Município reuniu ainda informações sobre a restauração local com portas abertas e sobre os espaços que apresentam menus especiais para celebrar esta data. Informações disponíveis na Agenda Municipal «São Brás Acontece» e no site do Município. O Mercado Municipal associa-se igualmente às comemorações, com uma demonstração de bombons, dinamizada por Rosana Amaral no sábado, dia 14 de fevereiro, a partir das 10h30.
O «Mês Romântico» sobe também ao palco. No dia 6 de fevereiro, a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve apresentou, no São Brás Cineteatro Jaime Pinto, a comédia dramática «As Cartas Ridículas do Senhor Fernando e os Suspiros Líricos da Menina Ofélia». O programa culmina com mais uma edição das «Trovas e Serenatas de Amor», no dia 22 de fevereiro. Uma tarde cultural que celebra o amor com música, poesia, as cartas vencedoras do concurso «A Mais Bela Carta de Amor» e histórias de amor de casais são-brasenses com mais de cinquenta anos de união, que passam pela Galeria Nova do Museu do Traje, a partir das 15h30. A entrada é gratuita. A iniciativa é organizada pelo Município, com o apoio da Junta de Freguesia, empresas locais e da comunidade.
Destaque ainda para o lançamento do livro de poesia «Metade de mim, fica: fragmentos de tudo o que fui e ainda sou», no dia 28 de fevereiro, às 16h, na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro. Uma obra que convida a viver o amor de forma intensa e vulnerável, da autoria da jovem são-brasense Adriana Belchior Horta.
