São Brás de Alportel transformou-se na capital algarvia da saúde pública, ao receber o encontro dos profissionais do Departamento de Saúde Pública do Algarve na Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos. A sessão de abertura contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro, da Diretora do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, Sónia Figueiredo, de Rubina Pinto, Diretora Clínica da ULS da Área de Cuidados Intensivos em representação do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde, e da Delegada de Saúde Pública, Filomena Correia, anfitriã desta sessão.
Durante a receção, a Presidente Marlene Guerreiro enfatizou a importância de saúde e educação caminharem de mãos dadas, destacando as escolas como espaços privilegiados para a promoção da saúde, a prevenção e a cidadania. Sublinhou ainda o papel fundamental da Saúde Pública, muitas vezes silencioso, mas determinante na prevenção, vigilância, planeamento e educação para a saúde, evocando o exemplo da pandemia de COVID-19, quando a articulação entre departamentos de saúde, municípios, escolas e instituições sociais se revelou decisiva para a proteção da comunidade.
A realização deste encontro em São Brás de Alportel evidencia o seu compromisso com a saúde pública e assume-se como um ponto estratégico para a articulação entre instituições e comunidades no Algarve.
