O Carnaval Tradicional de São Brás de Alportel regressou em 2026 com novidades e com uma parceria reforçada no âmbito do «Carnaval Tradicional do Barrocal», iniciativa que une os desfiles tradicionais de São Brás de Alportel, Bordeira e Gorjões numa celebração conjunta da identidade e das tradições do Entrudo algarvio. O acordo, iniciado de forma informal em 2024 entre o Município de São Brás de Alportel, a Sociedade Recreativa Bordeirense e o Clube Recreativo e Cultural Gorjonense, assumiu este ano uma dimensão oficial e consolidada, com o objetivo comum de valorizar e preservar a autenticidade do Carnaval Tradicional do Barrocal algarvio, uma expressão cultural conhecida ao longo de gerações como «Entrudo».
No âmbito desta parceria, o Clube Recreativo e Cultural Gorjonense, a Sociedade Recreativa Bordeirense e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel acordaram o intercâmbio de grupos participantes, a divulgação conjunta dos desfiles e a articulação estratégica das datas, permitindo, a partir de 2026, a realização dos três eventos em dias distintos, promovendo uma verdadeira digressão carnavalesca pelo Barrocal. Deste modo, houve três desfiles de entrada gratuita e participação livre, unidos por uma só tradição: no sábado, 14 de fevereiro, em Gorjões; no domingo, 15 de fevereiro, na Bordeira; e, na terça-feira de Carnaval, 17 de fevereiro, em São Brás de Alportel.
O desfile de foliões e carros alegóricos teve tema livre e participação aberta a todos, contando com animação musical ao vivo pelo DJ DISOLIS. A iniciativa pretendeu envolver toda a comunidade na celebração de uma tradição que constitui património cultural imaterial do território e os participantes, individuais ou em grupo, beneficiaram de um apoio atribuído pela autarquia são-brasense, através das associações locais, até ao montante máximo de 450 euros, com majoração para quem participasse nos três desfiles do «Carnaval Tradicional do Barrocal».
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
Veja a reportagem completa em:
