Entre 4 e 6 de fevereiro, a Start Work VIII – Mostra de Educação, Formação Profissional, Empreendedorismo e Emprego reúne no Portimão Arena várias entidades e instituições que divulgam uma alargada oferta formativa e profissional, dirigida a jovens a partir dos 13 anos e a adultos. O projeto, lançado pelo Município de Portimão em 2016, e apenas interrompido durante a pandemia, traduz-se num grande evento de promoção e divulgação de ofertas de emprego e estágios profissionais, programas e medidas de apoio ao investimento, formação profissional, ensino secundário regular e profissionalizante e ensino superior.
A participação de mais de quatro dezenas de expositores, com forte enfoque, não só na educação e formação, mas também em exemplos de empreendedorismo e inovação, atestam a importância desta mostra, que, este ano, conta com certa de duas centenas de vagas de emprego confirmadas. Serão três dias preenchidos por ações, workshops, palestras e atividades, distribuídas por diversos pontos do recinto instalado no Portimão Arena, que pretendem servir de guia para quem está num momento decisivo de escolha do percurso a seguir, mas também para quem, já inserido no mercado de trabalho, pretende mudar de carreira.
O dinâmico programa arranca após a cerimónia de abertura, agendada para 4 de fevereiro, às 14h30, e conta com vários pontos altos relacionados com diferentes temáticas. Inteligência artificial, experiências de empreendedorismo e boas práticas são apenas algumas das sugestões, que se cruzam com momentos de apresentação de projetos e talentos locais nas áreas da dança, música e teatro.
Testemunhos na primeira pessoa pretendem servir como fonte de inspiração
Um dos pontos altos nestes três dias de Start Work é a partilha de experiências e de testemunhos na primeira pessoa, daqueles que se depararam com a necessidade de efetuar escolhas e de traçar um percurso, arriscando-se a avançar por diferentes caminhos. São histórias que têm como objetivo servir de motivação e inspiração.
Neste contexto, destaca-se a ação «Educação e formação de Jovens – relatos na 1.ª Pessoa» (dia 4, às 15h30), onde haverá um contacto direto com cinco jovens que, após frequentarem o ensino profissionalizante, desenvolveram com sucesso uma atividade profissional e/ou prosseguiram estudos. A intenção é mostrar que é possível seguir diferentes opções educativas e formativas, sendo essencial, para que tal aconteça, uma tomada de decisão esclarecida e consciente.
Ainda centrado neste tema, decorre também a ação «Como criar uma empresa de sucesso – Da ideia à realidade», (dia 6, às 14h30). Será uma conversa descontraída com Ricardo Mariano, um jovem algarvio que abriu a sua primeira empresa aos 21 anos e que é, hoje, CEO e fundador do Grupo Timing. Com o seu testemunho abordará os principais desafios e aprendizagens que marcaram a sua carreira.
Por sua vez, «Quem sou... O que faço...?» (dia 6, às 11h), dirige-se aos alunos de 9.º ano que entram num momento decisivo quanto ao percurso a seguir. Nesta sessão têm oportunidade de contactar com profissionais de diversas áreas, através do testemunho dos convidados, o que permitirá estimular a reflexão sobre interesses e aptidões, auxiliando este processo de tomada de decisão. Já «Para melhor escolher... o papel dos pais no processo de tomada de decisão» (dia 5, às 17h30) envolverá os progenitores nesta etapa importante da vida dos alunos, sendo uma iniciativa que pretende apoiar, esclarecer e apresentar ferramentas que facilitem o seu papel na orientação dos filhos. Opções educativas e formativas e apoios sociais existentes vão ser alguns dos temas abordados.
Inteligência Artificial como ferramenta prática ao alcance de todos
Numa altura em que a sociedade se depara com novos desafios tecnológicos, também não fica esquecida a Inteligência Artificial. Estão, por isso, previstas duas ações que ganham relevo nesta área e que desmistificam algumas tecnologias que têm vindo a ganhar espaço no quotidiano.
«Inteligência artificial no dia a dia e Vibe Coding» (dia 5, às 16h15) é uma sessão dirigida a jovens a partir dos 15 anos, bem como a adultos, na qual participam Rui Barroca, fundador da 42 Wood, e Tiago Fernandes, fundador da Thinkerdots. Ainda neste âmbito decorre o workshop «Mais do que profissões, TALENTO – As 10 competências do futuro que os robots nunca conseguirão executar!» (dia 5, às 10h30), com a docente do ISMAT, Patrícia Araújo, e a palestra «Inteligência Artificial na Educação», (dia 6, às 10h), com o professor José Rasquinho, do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo.
Dicas de empreendedorismo também ganham destaque na Start Work
Ideias de aceleração de negócio, ferramentas de evolução, ou formas de concretizar uma ideia são também pontos fortes nesta edição da Start Work. «Acelera o teu Negócio» (dia 5, às 16h), uma ação promovida pela StartUp Portimão, é apenas uma das iniciativas que esclarece quem está interessado em enveredar por esta área. «Empreendedorismo – Conversas para descomplicar» (dia 5, às 15h), com Pedro Palma numa iniciativa do IEFP, e o workshop «Do Secundário ao Mundo dos Negócios – Primeiros Passos no Empreendedorismo» (dia 5, às 15h30), com a professora do ISMAT, Margarete Arbugeri, são outras duas ações que complementam esta vertente, apresentando conselhos e experiências relacionadas com a possibilidade de tornar reais sonhos, ideias e projetos.
Vertente emocional como parte de um todo
Numa sociedade que vive um ritmo frenético, a Start Work VIII destaca ainda a componente da saúde mental e a psicologia, reforçando a sua importância para o equilíbrio e bem-estar pleno. Por um lado, uma destas ações pretende desmistificar a psicologia e, de forma interativa e descontraída, desfazer ideias erradas. O workshop «Psicologia sem mitos: como funciona a mente na vida real», (dia 4, às 16h15) com a orientação das professoras Ana Martins e Carla Tomás, promovida pelo ISMAT, é um dos destaques. Por outro lado, numa ação com Ana Paula Grifo e Joana O’Neill Mendes, elementos da equipa dos Serviços de Apoio ao Aluno e Família do Agrupamento de Escolas Engenheiro Nuno Mergulhão, a atenção centra-se na «Respiração consciente: Mente a acalmar... Corpo a acalmar» (dia 5, às 11h30).
Educação e oferta formativa continua a ser aposta estratégica
Com um vasto programa, a Start Work VIII conta com muitas mais apresentações sobre a oferta educativa e formativa no concelho, programas de estágio, construção de Curriculum Vitae e técnicas de procura de emprego, além de workshops e palestras, apresentações musicais, teatrais, educativas, a cargo os estabelecimentos de ensino presentes no certame. Há ainda um programa de animação que contempla animação constante, pinturas faciais e modelagem de balões, entre outros atrativos.
Preenchendo este importante equipamento da cidade, a mostra permanece em evolução em cada edição e revela-se como estratégica para o Município de Portimão, pois é um dos eventos com ampla programação que apoia a comunidade educativa a tomar decisões esclarecidas para o seu futuro, mas também auxilia quem já se encontra no mercado de trabalho, mas procura mudar ou complementar o rumo que escolheu. A Start Work VIII tem entrada livre e decorrerá entre as 14h30 e as 18h30 no dia 4, entre as 10h e as 18h30 no dia 5, e das 10h às 17h no dia 6. Tem organização conjunta da Câmara Municipal de Portimão, Instituto de Emprego e Formação Profissional e Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região do Algarve.
