Cem dias após o início do mandato do executivo municipal liderado pelo Presidente Telmo Pinto, “os compromissos assumidos começam a transformar-se em decisões concretas e estruturantes para o nosso concelho e para toda a região do Algarve”. “Foram 100 dias de proximidade, de reorganização interna e de diálogo permanente com o Governo, com os parceiros regionais e com os eleitos dos diversos partidos com representação na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal. Foram 100 dias de aceleração de processos estruturantes e de afirmação de Loulé como um território que lidera, coopera e constrói soluções”, refere o autarca. E, entre as prioridades assumidas, destacam-se avanços decisivos em áreas fundamentais como a saúde, a habitação, a coesão social, a educação, o ordenamento do território, a mobilidade sustentável, segurança e proteção civil.
Após um intenso trabalho conjunto com o Governo, as entidades regionais e a Comissão de Acompanhamento, foi possível assinar o acordo estratégico de cooperação que permitirá lançar o concurso para a construção do Hospital Central do Algarve. “Trata-se de um passo histórico para a região, aguardado há décadas, e absolutamente determinante para melhorar a resposta na área da saúde aos algarvios e a todos os que nos visitam”, considera Telmo Pinto.
Na área da habitação, foram realizadas reuniões com o Governo e com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), que permitiram desbloquear 60 fogos que estavam em risco de se perderem. “A aprovação em reunião de Câmara já foi concretizada, e as escrituras com o IHRU serão realizadas no dia 25 de fevereiro, resolvendo um problema que se arrastava há meses e garantindo maior oferta habitacional no concelho”, revela o edil. “Paralelamente, encontram-se em fase de conclusão as obras que permitirão a entrega de 150 habitações, reforçando a resposta pública a um dos maiores desafios sociais do nosso tempo”, acrescenta.
Com o objetivo de combater o isolamento no interior do concelho, foi aprovado o início do procedimento para a elaboração do Regulamento do Táxi Saúde Sénior. Esta medida visa apoiar a população mais envelhecida, garantindo transporte para consultas, exames e outros serviços essenciais, promovendo mobilidade, autonomia e dignidade. “Trata-se de uma resposta concreta no combate à desertificação e ao isolamento social”, entende Telmo Pinto.
Foi igualmente aprovado o início do procedimento para o novo Regulamento de Apoio aos Estudantes Universitários, cujo principal objetivo é reforçar o apoio às famílias e aos jovens do concelho, aumentando o número de alunos apoiados que prosseguem estudos no ensino superior. Tal como o Regulamento do Táxi Saúde Sénior, este documento encontra-se em fase de participação pública, garantindo que a proposta final reflita as reais necessidades da comunidade. “Os projetos da Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres, em Quarteira, e da Escola EB 2,3 António Sousa Agostinho encontram-se igualmente numa fase decisiva. É fundamental concluir os projetos e lançar as empreitadas nos próximos seis meses, assegurando o financiamento de mais de 6 milhões de euros em fundos europeus”, frisa o presidente da Câmara Municipal de Loulé. “O executivo municipal está totalmente empenhado em cumprir os prazos e garantir este investimento essencial para melhores condições de ensino e maior qualidade da oferta pedagógica”, assegura.
A revisão do Plano Diretor Municipal foi assumida como prioridade estratégica, um instrumento fundamental para as empresas, para as famílias e para o desenvolvimento equilibrado do território. Nesse sentido, de acordo com o executivo camarário, “o trabalho está a ser desenvolvido com ambição e responsabilidade, tendo já decorrido diversas reuniões com as equipas técnicas, com o objetivo de construir um PDM alinhado com as necessidades reais do concelho de Loulé”. Nestes 100 dias foram também promovidas iniciativas de reorganização interna com o objetivo de melhorar a resposta às necessidades da população nas diversas áreas de atuação municipal. “Desde o primeiro dia deste mandato foi definida como prioridade a melhoria das condições de acesso aos serviços públicos, encontrando-se já em fase avançada o projeto para a construção de um edifício moderno e funcional destinado aos serviços municipais, garantindo melhores condições de trabalho e um atendimento mais eficiente à comunidade”, adianta Telmo Pinto.
Em articulação estreita com o Governo, foram igualmente desenvolvidos esforços para garantir intervenções urgentes na orla costeira, nomeadamente a reposição do areal entre Quarteira e o Garrão, bem como a posterior requalificação dos molhes de Quarteira. No domínio da mobilidade sustentável, foi adjudicado o sistema público de bicicletas elétricas de uso partilhado, com 490 bicicletas e 86 estações, abrangendo Loulé, Quarteira e Almancil, bem como Vilamoura, Vale do Lobo e Quinta do Lago. “Este investimento promove uma mobilidade ativa, sustentável e integrada entre os diversos centros urbanos do concelho”, destacam os responsáveis autárquicos. “Ao nível da segurança, mantemos contacto permanente com o Governo para garantir a implementação da Polícia Municipal e o reforço dos efetivos da GNR no concelho. Estamos igualmente determinados em instalar sistemas de videovigilância em diversos locais do concelho, reforçando as condições de segurança da comunidade e de quem nos visita. Perante as tempestades que assolaram o concelho, foi assegurada a capacidade de intervenção e articulação entre os serviços municipais, juntas de freguesia, empresas municipais, Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Sapadores de Loulé, GNR e demais entidades, permitindo responder a mais de mil ocorrências”, prossegue Telmo Pinto.
Na sequência das intempéries que afetaram o país, a Câmara Municipal de Loulé promoveu duas campanhas solidárias, com a participação de centenas de pessoas e entidades, que permitiram a angariação de diversos materiais entregues às populações dos concelhos de Leiria e da Marinha Grande. “Este executivo mantém-se firme, com energia renovada, desbloqueando problemas antigos e avançando com soluções concretas para o concelho e para a região. O nosso compromisso é claro: continuar a construir respostas reais para as pessoas, com proximidade, visão estratégica e sentido de missão pública”, reforça Telmo Pinto.
