O primeiro torneio internacional do ano promovido pela Federação Portuguesa de Ténis na Vale do Lobo Tennis Academy começa este domingo e a jornada inaugural terá como destaque três encontros entre tenistas portugueses. Esta é a terceira de quatro semanas com torneios da categoria ITF M25 a acontecer na região algarvia. Tal como nos anos anteriores, o circuito da Federação Internacional de Ténis arrancou com uma quinzena em Vila Real de Santo António e, depois de Vale do Lobo, ainda irá até Faro, regressando a Loulé e à Quinta do Lago numa fase mais adiantada do calendário.
Diogo Marques e Daniel Batista são os tenistas lusos mais cotados da fase de qualificação que começa às 10 horas deste domingo e estarão envolvidos em dois dos três duelos nacionais. O setubalense, sexto cabeça de série fruto do 1179.º posto na tabela mundial, terá pela frente o wild card David Levy; já o lisboeta, vice-campeão nacional absoluto em 2024 e 11.º pré-designado como consequência do 1526.º lugar no ranking, jogará o acesso à segunda de três rondas com Tomás Vilaça, campeão nacional de sub 14 em 2023 e vice-campeão nacional de sub 16 em 2025.
José Freitas (2102.º) fecha a lista de cabeças de série (é o 16.º) e terá pela frente Gonçalo Castro, que o derrotou no match tie-break da ronda de acesso ao quadro principal de Castelo Branco, no último verão. O colega de Castro no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, Salvador Monteiro (2047.º), é o outro jogador «da casa» entre o grupo de pré-designados. 15.º favorito, terá como adversário inaugural o espanhol Adam Martin Espinar.
A comitiva lusa é composta por 14 elementos e corresponde a quase 50 por cento dos jogadores que preenchem por completo o qualifying deste Vale do Lobo Open, ficando completa com os nomes de Rodrigo Leal, Francisco Faria, Bernardo Balancho, Gonçalo Marques, Miguel Simão, Martim Couto e Guilherme Valdoleiros. Todos atuam este domingo com o objetivo de se aproximarem do quadro principal. Entre os anfitriões, a maior figura será o algarvio Tiago Pereira (270.º), à entrada para o torneio o terceiro jogador com melhor classificação entre os inscritos.
Foto: Luís Branca/FPT
