O Espaço Multiusos Desportivo do Algoz foi inaugurado, no dia 13 de junho, numa cerimónia que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Luísa Conduto Luís, do Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, do vereador Tiago Raposo, do Diretor Regional do IPDJ de Faro, Ricardo Pinto, do Presidente da Junta de Freguesia de Algoz, Fábio Antão, do técnico nacional de meio fundo Paulo Murta, e de Rui Costa, Diretor Técnico da Associação de Atletismo do Algarve.
O novo espaço desportivo do Algoz foi criado para promover a prática desportiva e a atividade física ao ar livre, disponibilizando à população um equipamento moderno e multifuncional que permitirá a prática livre de diversas modalidades, nomeadamente futebol, basquetebol e atletismo. O equipamento é composto por uma Área de Fitness e Workout equipada com sete aparelhos, um Campo Multidesportivo, uma Pista de Corrida e um Mini Campo de Futebol Sintético, reunindo condições para a prática desportiva informal e para a realização de atividades dinamizadas pelas associações locais e pela comunidade. A concretização desta infraestrutura representou um investimento municipal na ordem dos 300 mil euros.
Na ocasião, Ricardo Pinto frisou que espaços destes são necessários para que as populações possam efetivamente manter-se ativas e lembrou os ganhos que o desporto proporciona em termos de prevenção da doença, fomentando níveis elevados de saúde e a autonomia das pessoas. “É crucial que as novas gerações, ao invés de estarem agarradas aos ecrãs dos telemóveis e de outros dispositivos, tenham a possibilidade de fazer aquilo que nós fazíamos na idade deles, que é brincar na rua, aqui com uma estrutura devidamente consolidada e estruturada. Parabéns ao Município de Silves por esta aposta no desporto, na juventude, nos seniores”, afirmou, deixando ainda um apelo para que estas infraestruturas sejam estimadas por toda a população. “Há que cuidar deste investimento público para que o possamos perpetuar para as gerações vindouras”, pediu.
A Algoz deslocou-se propositadamente o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, o antigo atleta olímpico do Sporting Clube de Portugal, Domingos Castro, que elogiou o dinamismo da equipa autárquica liderada por Luísa Conduto Luís. “Mas fico triste quando oiço dizer que espaços tão bonitos como este, passado pouco tempo, já estão vandalizados. Nós temos também a função de guardar, de ter o cuidado de não deixarem estragar este tipo de infraestruturas, porque precisamos que as nossas crianças pratiquem desporto ao ar livre… e que aqui possam nascer mais campeões para Portugal”, referiu, antes de passar a palavra à Presidente da Câmara Municipal de Silves. “Este era um espaço necessário e urgente para a freguesia do Algoz e para a vila do Algoz em particular. Desde que chegamos ao município criamos um espaço desportivo em São Marcos da Serra, outro em Tunes, e hoje estamos a criar um no Algoz, portanto, se há coisa que é importante para este executivo, é precisamente o fomento da prática desportiva. O desporto é saúde, é saúde física e é saúde mental, e é para isso que construímos, para melhorar a vida da nossa população”, sublinhou a autarca.
O programa da inauguração contou com diversas atividades desportivas, nomeadamente provas de atletismo e atividades de Kids Athletics. A iniciativa foi promovida pelo Município de Silves, com o apoio da Associação de Atletismo do Algarve, da ADECT – Associação Desportiva e Cultural de Tunes e do Atletis – Clube de Atletismo de Tunes.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
Veja a reportagem em:
