A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) organizaram, no dia 18 de junho, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Silves (FISSUL), o seminário «Gestão de Combustíveis no Algarve», dedicado à prevenção do risco de incêndio rural e à gestão integrada da paisagem. A iniciativa teve como principal destaque a apresentação do Plano Intermunicipal de Gestão de Combustíveis do Algarve, um instrumento estratégico para o planeamento e execução de ações de prevenção de incêndios rurais à escala regional.
O programa incluiu ainda a apresentação das novas normas de gestão de combustíveis, bem como um debate com representantes da academia, do setor florestal e da administração pública sobre os desafios atuais da prevenção e gestão do risco de incêndio. A sessão de encerramento contou com a participação de Carlos Ludovico, do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Juan Picos, da Universidade de Vigo e líder do projeto FIREPOCTEP+, Luísa Conduto Luís, vice-presidente da AMAL e presidente da Câmara Municipal de Silves, Paulo Alves, presidente do Município de Monchique e Fernando Severino, vice-presidente da CCDR Algarve.
O seminário integrou as atividades do projeto FIREPOCTEP+ (0139_FIREPOCTEP_MAS_6_E), uma iniciativa de cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha destinada a reforçar os sistemas de prevenção e combate aos incêndios florestais. Liderado pela Universidade de Vigo, o projeto reúne entidades públicas, universidades, centros tecnológicos e organizações dos dois países, promovendo a inovação, a transferência de conhecimento e o desenvolvimento de soluções para aumentar a resiliência dos territórios face aos incêndios rurais e às alterações climáticas.
O FIREPOCTEP+ é cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
Veja a reportagem em:
